Busca avançada
Ano de início
Entree

Utilização de pós de titânio obtidos pela rota HDH

Processo: 02/12876-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2003
Data de Término da vigência: 31 de março de 2008
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Metalurgia de Transformação
Pesquisador responsável:Rejane Aparecida Nogueira
Beneficiário:Rejane Aparecida Nogueira
Empresa:Brats Indústria e Comércio de Produtos Metálicos Especiais Ltda. - ME
Município: Cajamar
Bolsa(s) vinculada(s):06/56428-5 - Utilização de pós de titânio obtidos pela rota HDH, BP.PIPE
04/14731-8 - Utilização de pós de titânio obtidos pela rota HDH, BP.TT
Assunto(s):Metalurgia do pó 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Implantes Odontologicos | Metalurgia Do Po | Sinterizacao | Titanio | Tratamento Superficial

Resumo

Verificou-se que, na produção de pó de titânio pela rota de hidretação/desidretação (HDH), existe a geração de uma quantidade importante de pós finos que não pode ser aproveitada para a confecção de filtros. Este projeto pretende identificar pelo menos dois produtos comerciais para as frações remanescentes de pó de titânio. A abordagem proposta é a utilização da fração fina de pó de titânio para o desenvolvimento de uma rota de produção de peças de titânio e a utilização direta do pó para jateamento de implantes odontológicos. O principal resultado da fase 1 do projeto foi a qualificação, pelas empresas Prodoctor-Implac e De Bortolli, de lotes piloto de pós de titânio para jateamento. Entre as atividades a serem realizadas na fase 2 prevêem-se a disseminação da aplicação de pós de titânio produzidos pela rota HDH para jateamento de implantes odontológicos osseointegráveis; a produção de lotes piloto de peças; e a viabilização da utilização de pós de titânio produzidos pela rota HDH para tratamentos superficiais (aspersão térmica), entre várias outras. Se as linhas propostas forem estabelecidas, haverá ganho de divisas para o país, pelo fato de se substituir a importação de um material beneficiado (pó de titânio) ou uma peça manufaturada por um subproduto (sucata ou resíduo de titânio) de menor valor. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RODRIGUES, DANIEL; TOSETTI, JOAO PEDRO; NETO, FLAVIO BENEDUCE; SALGADO, LUCIO; FILHO, FRANCISCO AMBROSIO; SALGADO, L; FILHO, FA. Titanium powder on surface conditioning of osseointegrable surgical implants topographies aspects. Materials Science Forum, v. 530-531, p. 2-pg., . (02/12876-3)