Busca avançada
Ano de início
Entree

Encontro de História e Filosofia da Biologia 2009

Processo: 09/08489-3
Modalidade de apoio:Auxílio Organização - Reunião Científica
Data de Início da vigência: 19 de agosto de 2009
Data de Término da vigência: 21 de agosto de 2009
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História das Ciências
Pesquisador responsável:Maria Elice de Brzezinski Prestes
Beneficiário:Maria Elice de Brzezinski Prestes
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):História da biologia  Filosofia da biologia  Ensino de biologia 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino de Biologia | Filosofia da biologia | História da biologia | História e Filosofia da Biologia

Resumo

O Encontro de História e Filosofia da Biologia 2009 contará com 2 conferências, 10 sessões paralelas para apresentação de 31 trabalhos e um simpósio temático com 8 trabalhos. As pesquisas a serem apresentadas nas conferências e nas sessões coordenadas compreendem abordagens sobre a história das teorias evolutivas do século XIX (7 trabalhos), história da herança e da eugenia (4 trabalhos), história da genética (4 trabalhos), história da zoologia (3 trabalhos), história da paleontologia (3 trabalhos), história da biologia molecular (2 trabalhos), história das viagens naturalísticas pelo Brasil (3 trabalhos), filosofia da biologia (3 trabalhos) e concepções de vida e suas alterações (4 trabalhos). O simpósio temático intitulado "Utilização da história da biologia no ensino médio", contém pesquisas sobre tópicos variados da história da biologia que possuem relevância no planejamento curricular do ensino médio. Serão tratados os temas: a classificação da Lineu, os estudos de Priestley sobre o papel dos "ares" para os seres vivos, a pesquisa de Pasteur sobre a geração espontânea, o estudo histórico do núcleo celular, os experimentos de Mendel e o mecanismo da hereditariedade, o princípio da seleção natural por Alfred Wallace, a elaboração do modelo da molécula de DNA, a relação entre os trabalhos de Gregor Mendel e Charles Darwin e o arranjo curricular do ensino de evolução. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)