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X jornada Corpolinguagem / III encontro OUTRARTE - de um discurso sem palavras

Processo: 10/10783-4
Modalidade de apoio:Auxílio Organização - Reunião Científica
Data de Início da vigência: 03 de novembro de 2010
Data de Término da vigência: 05 de novembro de 2010
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Nina Virginia de Araujo Leite
Beneficiário:Nina Virginia de Araujo Leite
Instituição Sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Discurso  Psicanálise  Poesia  Transtornos psicóticos  Transtorno autístico  Eventos científicos e de divulgação 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:arte e filosofia | Autismos e Psicoses | Discurso | Litorais da psicanálise: ciência | Poesia | política e sociedade | Psicanálise | Psicanálise e estudos da linguagem | Psicanálise, Linguística e Arte

Resumo

Nas duas últimas edições de nossos encontros elegemos o tema dos discursos e sua transmissão e o das dimensões do ato como foco de reflexão, explorados tanto nas mesas redondas quanto em oficinas, comunicações e encontros marcados, além, evidentemente, das conferências de abertura. Não é sem consequências a escolha de tais temas, uma vez que isso nos conduziu ao presente título: "De um discurso sem palavras" que conjuga a dimensão do discurso e o "sem palavras" que pode marcar o ato. Sendo assim, e levando em conta que essa formulação de Lacan sofre posteriormente uma modificação em que desaparece a marca de plural, instiga-nos a percorrer algumas reflexões quanto aos seguintes pontos:- como cotejar essa frase com a afirmação que se apresenta na primeira lição do seminário XVI - "A essência da teoria psicanalítica é um discurso sem palavras";- como relacionar o enunciado com a frase que Lacan escreve no quadro quando da primeira aula do seminário XVIII - "De um discurso que não fosse semblante";- seria legítimo afirmar que um discurso que não fosse semblante só poderia se referir ao discurso do analista?;- que consequências decorrem da leitura de tal frase no contexto da poesia e no do matema? (AU)

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