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Nanotecnologia aplicada em catalisadores e filtros automotivos de exaustão

Processo: 11/51153-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - PAPPE / PIPE III
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2011
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2014
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Acordo de Cooperação: FINEP - PAPPE-PIPE III
Pesquisador responsável:Melchior Antonio Momesso
Beneficiário:Melchior Antonio Momesso
Empresa:Nantex Nanotecnologia Experimental Ltda
Município: Piracaia
Vinculado ao auxílio:09/53070-0 - Filmes com propriedades catalíticas para pistões automotivos: fase II, AP.PIPE
Assunto(s):Nanotecnologia  Catalisadores  Processo sol-gel  Combustão 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Catalisadores Automotivos | Decomposicao De Nox | Euro 5 | Nanotecnologia | Processos Sol Gel | Reacoes De Combustao

Resumo

O presente projeto de inovação tecnológica visa empregar toda a tecnologia desenvolvida na preparação de filmes catalíticos obtidas nas Fases I e II do projeto PIPE e aplicar agora, em colmeias cerâmicas e metálicas para a produção de catalisadores em parceria com a empresa nacional SCAPEX INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA. As metodologias de preparo das nanopartículas de espécies catalíticas dos metais Paládio, Platina Ródio e do óxido de Cério que são os materiais mais empregados como catalisadores de exaustão, já foram bastante estudadas, otimizadas e estabelecidas nas Fases I e II do projeto PIPE e se encontram no estado da arte para serem empregadas. A empresa SCAPEX que atua nesta área há mais de 10 anos e que é responsável pelo comércio de 8.000 unidades mensais de catalisadores e responsável por 53% do comércio de reposição de catalisadores automotivos demonstrou interesse nesta tecnologia e se associou a empresa NANTEX-Nanotecnologia Experimental LTDA., com a finalidade de desenvolver catalisadores mais efetivos e com custos menores para o mercado interno e externo. Nesta parceria serão desenvolvidos e comercializados catalisadores e filtros contendo nanopartículas de platina para motores diesel e catalisadores contendo paládio, platina e óxido de cério para motores à gasolina. A grande vantagem da utilização de nanopartículas de metais e óxidos metálicos, é que a relação custo/beneficio é bastante favorável, uma vez que na forma de nanopartículas são necessárias quantidades bem menores destes materiais e suas propriedades são significativamente aumentadas. As espécies catalíticas serão depositadas nas matrizes metálicas ou cerâmicas através das seguintes etapas: preparação prévia das nanopartículas que serão dispersas em solvente adequado formando uma solução de concentração determinada, imersão das matrizes metálicas e cerâmicas por tempo determinado, emersão e pesagem da matriz com catalisador, sinterização em alta temperatura, resfriamento controlado do produto. O produto final será certificado através de testes feitos em motor de bancada e os índices de emissões avaliados com o equipamento analisador de gases Napro, sendo também submetidos a rígidos ensaios de laboratório, onde as emissões de escapamento serão quantificadas e comparadas aos limites máximos em vigor estabelecidos pela regulamentação P7 do Proncove (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores) que é o órgão credenciado pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) para controle de poluição. (AU)

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