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Testando a existência de assimetria de informação no mercado brasileiro de seguros de automóveis

Processo: 11/21962-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2012
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Economia - Economia Industrial
Pesquisador responsável:Bruno Cesar Aurichio Ledo
Beneficiário:Bruno Cesar Aurichio Ledo
Instituição Sede: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Seguro de automóveis 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Assimetria de Informação | seguros | variáveis instrumentais | Teoria dos Contratos com Assimetria de Informação

Resumo

A literatura empírica sobre assimetria de informação no mercado de seguros de automóveis está longe de um consenso. Alguns trabalhos apontam a existência de assimetria de informação relevante neste mercado, outros não. As críticas mais comuns dizem respeito à metodologia de teste utilizada, em especial um ponto chama a atenção dos pesquisadores: a dificuldade em lidar com a endogeneidade do histórico de bônus dos segurados (claramente relacionado com as características não-observáveis dos segurados que afetam seu risco). Este projeto de pesquisa propõe uma possível solução para o problema: o uso da taxa de comissão dos corretores como instrumento do histórico de bônus dos segurados. O argumento é que a taxa de comissão do corretor apresenta correlação com o histórico de bônus do segurado (intuição: quanto maior o histórico de bônus do segurado, maior o custo de switching do segurado e, como conseqüência, maiores as taxas de comissão cobradas). Por outro lado, não há correlação entre as taxas de comissão e as características não-observáveis do segurado.Utilizando uma extensa base de dados elaborada pela SUSEP, este trabalho testará a existência de assimetria de informação no mercado brasileiro de seguros de automóveis utilizando técnicas de variáveis instrumentais. Este trabalho tem como objetivo ampliar o conhecimento sobre o mercado brasileiro de seguros de automóveis no Brasil, podendo servir como subsídio técnico para orientar políticas regulatórias que permitam melhorar alocação do risco no mercado segurador. (AU)

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