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Auto-avaliação institucional: construção de indicadores que possibilitem o diálogo com as avaliações externas

Processo: 11/51700-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Programa Ensino Público
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2012
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Planejamento e Avaliação Educacional
Pesquisador responsável:Julio Gomes Almeida
Beneficiário:Julio Gomes Almeida
Instituição Sede: Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão. Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):12/12089-3 - Auto-avaliação institucional: construção de indicadores que possibilitem o diálogo com as avaliações externas, BP.EP
12/12090-1 - Auto-avaliação institucional: construção de indicadores que possibilitem o diálogo com as avaliações externas, BP.EP
12/12091-8 - Auto-avaliação institucional: construção de indicadores que possibilitem o diálogo com as avaliações externas, BP.EP
+ mais bolsas vinculadas 12/12092-4 - Auto-avaliação institucional: construção de indicadores que possibilitem o diálogo com as avaliações externas, BP.EP
12/12164-5 - Auto-avaliação institucional: construção de indicadores que possibilitem o diálogo com as avaliações externas, BP.EP
12/12165-1 - Auto-avaliação institucional: construção de indicadores que possibilitem o diálogo com as avaliações externas, BP.EP
12/12480-4 - Auto-avaliação institucional: construção de indicadores que possibilitem o diálogo com as avaliações externas, BP.EP
12/12595-6 - Auto-avaliação institucional: construção de indicadores que possibilitem o diálogo com as avaliações externas, BP.EP
12/11157-5 - Auto-avaliação institucional: construção de indicadores que possibilitem o diálogo com as avaliações externas, BP.EP - menos bolsas vinculadas
Assunto(s):Avaliação da aprendizagem  Avaliação institucional  Ensino público  Indicadores de qualidade 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Auto-Avaliacao | Avaliacao Institucional | Ensino Publico | Indicadores De Qualidade | Qualidade Negociada | Regulacao

Resumo

O projeto estuda a possibilidade de desenvolvimento de um processo de auto avaliação institucional por uma escola pública da rede municipal de ensino. A realização da pesquisa justifica-se pela necessidade de construção, pela escola, de indicadores de avaliação que lhe permita dialogar com o sistema com vistas à construção de um padrão de qualidade negociado. A pesquisa se apoia nos trabalhos de Freitas (2005), Sordi (2009), Souza (2005), Thruller (2011), entre outros. Para sua realização optou-se pela abordagem qualitativa de cunho fenomenológico, orientada pelos princípios da pesquisa-intervenção e adotou-se procedimentos que contemplem estudos de natureza bibliográfica e documental e trabalho de campo com realização de intervenção na realidade concreta. O projeto será realizado mediante parceria que estabeleça intercâmbio institucional e pessoal entre a Unidade Escolar e a Universidade Cidade de São Paulo com vistas à produção de conhecimento nos domínios da teoria e da prática. Com isso pretende-se construir indicadores de avaliação que possam dialogar com os indicadores do sistema produzidos por meio das avaliações em larga escala e contribuir para a melhoria do ensino público na cidade. (AU)

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