Busca avançada
Ano de início
Entree

Quando o resultado menos importa: a cultura das celebridades na espetacularização da cobertura do esporte nos meios de comunicação de massa

Processo: 11/22642-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de março de 2012
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Jornalismo e Editoração
Pesquisador responsável:Ary José Rocco Júnior
Beneficiário:Ary José Rocco Júnior
Instituição Sede: Escola de Educação Física e Esporte (EEFE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Jornalismo esportivo  Jogos olímpicos  Meios de comunicação 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cultura das celebridades | Esporte espetáculo | Falação esportiva | Herói olímpico | Jogos Olímpicos | Mídia esportiva | Jornalismo Esportivo

Resumo

O discurso dos meios de comunicação de massa, em tempos de pós-modernidade, está cada vez mais relacionado com o consumo do produto esporte. A construção da espetacularização dos eventos esportivos na mídia, por diversas oportunidades, serve a esse propósito. O objetivo desse Projeto de Pesquisa é investigar e analisar, com base no acompanhamento da mídia esportiva impressa, os diversos caminhos, no imaginário popular, da construção da espetacularização das competições esportivas. Para isso, analisaremos a cobertura a ser realizada por seis dos principais veículos impressos do país dos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres. É nossa intenção demonstrar como a construção do evento esportivo pela mídia impressa procura transformar atletas em celebridades. Pautas dedicadas aos aspectos comportamentais e pessoais dos esportistas ocupam mais espaço, na cobertura da mídia, do que fatores esportivos, como treinamentos e resultados das competições. O objetivo dessa preferência no discurso da mídia, pretendemos comprovar, é espetacularizar o esporte e reafirmar a cultura do consumo esportivo, aumentando sua importância econômica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)