Busca avançada
Ano de início
Entree

Necessidades de saúde como objeto das políticas públicas: as práticas de enfermeiros na atenção básica

Processo: 11/23634-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de março de 2012
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem de Saúde Pública
Pesquisador responsável:Célia Maria Sivalli Campos
Beneficiário:Célia Maria Sivalli Campos
Instituição Sede: Escola de Enfermagem (EE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Cássia Baldini Soares
Assunto(s):Enfermagem de atenção primária 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atenção Básica | Enfermagem | necessidades de saúde | práticas de enfermagem | Enfermagem em Saúde Coletiva

Resumo

A ESF é apontada como a estratégia privilegiada pelo Ministério da Saúde (MS) brasileiro para a atenção básica (AB) em saúde. O enfermeiro é parte integrante da equipe, que encontra-se diante do desafio de desenvolver práticas de cuidado que respondam às necessidades de saúde dos diferentes grupos sociais que compõem a área de abrangência de uma UBS. Do ponto de vista teórico, necessidades de saúde são tomadas como necessidades de reprodução social, ou seja, necessidades ampliadas em relação àquelas restritas a acesso a serviços e a problemas de saúde já instalados, que caracterizam as práticas tradicionais de AB. Este estudo tem como objetivo geral compreender as características das práticas operacionalizadas na AB pela ESF, com a participação das enfermeiras, que apresentam potência para superar o modelo tradicional da atenção à saúde. Procedimentos metodológicos: estudo de campo que mapeará as práticas desenvolvidas com a participação de enfermeiras nas 6 USF da Supervisão de Saúde do Butantã, através de entrevistas; e procederá à observação participante de uma amostra composta por práticas consideradas exemplares, utilizando-se um roteiro de observação. O material da observação será analisado segundo a categoria de análise necessidades de saúde. Na terceira etapa pretende-se a produção de material educativo, com vistas a apoiar o desenvolvimento de práticas, em que os enfermeiros participam, que respondam a necessidades ampliadas de saúde na AB. Os sujeitos da pesquisa serão as enfermeiras das ESF. Este projeto será submetido aos Comitês de Ética em Pesquisa da EEUSP e da Secretaria Municipal da Saúde de SP, respeitando-se os preceitos ético-legais de investigação vigentes no país. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SIVALLI CAMPOS, CELIA MARIA; BUFFETTE SILVA, BARBARA RIBEIRO; FORLIN, DEISI CRISTINE; TRAPE, CARLA ANDREA; LOPES, IARA DE OLIVEIRA. Emancipatory practices of nurses in primary health care: the home visit as an instrument of health needs assessment. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 48, n. SI, p. 116-121, . (11/23634-0)
CELIA MARIA SIVALLI CAMPOS; BÁRBARA RIBEIRO BUFFETTE SILVA; DEISI CRISTINE FORLIN; CARLA ANDRÉA TRAPÉ; IARA DE OLIVEIRA LOPES. Práticas emancipatórias de enfermeiros na Atenção Básica à Saúde: a visita domiciliar como instrumento de reconhecimento de necessidades de saúde. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 48, p. 119-125, . (11/23634-0)