Busca avançada
Ano de início
Entree

Produção de conteúdos digitais para ambiente de aprendizagem: uma experiência no curso de graduação em química

Processo: 07/58376-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Jovens Pesquisadores
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2009
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Silvio Henrique Fiscarelli
Beneficiário:Silvio Henrique Fiscarelli
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):10/11115-5 - Geogebra: uma opção para o ensino e a aprendizagem do cálculo diferencial e integral, BP.IC
10/11127-3 - Simulações como ferramentas complementares ao ensino de ligações químicas, BP.IC
09/02951-7 - Concepção, desenvolvimento e aplicação de Conteúdos Digitais para Ambientes de Aprendizagem: uma experiência no Curso de Graduação em Química, BP.TT
09/01244-5 - Concepção, desenvolvimento e aplicação de conteúdos digitais para ambientes de aprendizagem: uma experiência no curso de graduação em química, BP.TT
08/56499-5 - Producao de conteudos digitais para ambientes de aprendizagem: uma experiencia no curso de graduacao em quimica, BP.JP
Assunto(s):Novas tecnologias da comunicação  Animação (computação gráfica)  Simulação (aprendizagem)  Ensino e aprendizagem  Curso de graduação  Química 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ambiente De Aprendizagem | Animacoes | Conteudos Digitais | Novas Tecnologias | Simulacoes | Teleduc
Publicação FAPESP:https://media.fapesp.br/bv/uploads/pdfs/Investindo...pesquisadores_369_261_261.pdf

Resumo

Este projeto trata do desenvolvimento de uma pesquisa que busca investigar o processo de concepção, desenvolvimento e implementação de conteúdos didáticos digitais para uso em disciplinas de um curso de graduação em Química. Trata-se de uma pesquisa-ação, na qual um pesquisador da área de educação integra-se ao GPIEQ - Grupo de Pesquisa Informática no Ensino de Química, grupo recém-formado, no intuito de dar suporte teórico-metodológico na área de educação e novas tecnologias. Os conteúdos didáticos digitais desenvolvidos pelo grupo serão incorporados ao ambiente de aprendizagem Teleduc e ficarão, gradativamente, à disposição dos alunos, após cada aula presencial, servindo como apoio aos tópicos abordados nas disciplinas, complementando-as e criando componentes de interatividade entre alunos, conteúdos disponibilizados e professores. A pesquisa busca analisar como, em que condições e em que grau, o desenvolvimento e uso das ferramentas, recursos e conteúdos digitais podem atuar como elementos potencializadores do processo de ensino e aprendizagem. Como resultados de pesquisa, pretende-se obter: um conjunto de informações relevantes sobre a implementação de conteúdos didáticos digitais como apoio à aula presencial; uma análise do processo de produção de conteúdos digitais; quais os tipos de recursos demonstram viabilidade e funcionalidade de implementação; e em que grau esses recursos melhoraram o processo de ensino-aprendizagem. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)