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Arquivo Miroel Silveira: uma leitura dos processos da censura prévia ao teatro sob o prisma do gerenciamento de informações

Processo: 12/00748-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Livros no Brasil
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2012
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2013
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Teoria da Comunicação
Pesquisador responsável:Maria Cristina Castilho Costa
Beneficiário:Maria Cristina Castilho Costa
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/56709-0 - Comunicação e censura: analise teórica e documental de processos censórios a partir do arquivo Miroel Silveira da biblioteca da ECA/USP, AP.TEM
Assunto(s):Fluxo de informação  Gestão da informação  Política  Censura  Teatro  Livros  Publicações de divulgação científica 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Censura ao Teatro | Comunicação e Política | Fluxos de informações | Gerenciamento de Informações | Poder | Censura ao Teatro

Resumo

Dissertação de mestrado. Esta pesquisa propõe a análise da censura prévia exercida pelo Estado sobre o teatro, a partir dos documentos existentes nos prontuários que compõem o Arquivo Miroel Silveira, sob o prisma do gerenciamento de informações.Verificamos que o exercício do gerenciamento de informações costuma ser apresentado como atividade planejada, técnica, racional e neutra, exercida para a melhoria de processos. Já a censura é exercida por meio de processos burocráticos para a proteção do bem comum. Apesar dos objetivos diferentes, resultam na utilização de um mesmo recurso, que é a interferência no fluxo de informações - relacionadas à produção material, no âmbito das empresas e relacionadas à produção artística, quando se trata da censura prévia. A partir daí, propusemos um estudo da censura prévia como um tipo de gerenciamento de informações.Para isso, analisamos o processo burocrático da censura prévia ao teatro. Nossa pesquisa mostrou que o gerenciamento de informações realizado através da censura permite que o Estado se aproprie de informações sobre a produção teatral e das pessoas a ela relacionadas, puna aqueles que expressam ideias divergentes e coíba a resistência à ação da censura. Por meio de nosso estudo, concluímos que o gerenciamento de informações e a censura, de fato, não são exercidos para o bem comum, mas para atender aos interesses daqueles que têm o poder para planejá-los e colocá-los em prática. (AU)

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