Busca avançada
Ano de início
Entree

Memória de leitura

Processo: 96/02153-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de julho de 1996
Data de Término da vigência: 30 de junho de 1997
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Teoria Literária
Pesquisador responsável:Marisa Philbert Lajolo
Beneficiário:Marisa Philbert Lajolo
Instituição Sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Literatura infantojuvenil  Literatura brasileira  Literatura popular  Literatura de cordel  Folclore  Leitura  Livro didático 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Iconografia Da Leitura | Leitura | Literatura Brasileira | Literatura Infantil | Literatura Popular | Livro Escolar

Resumo

O projeto visa a escrita de diferentes capítulos de uma história social da leitura no Brasil, desentranhando tal história: 1) de imagens de leitura e de escrita presentes em textos literários ou nas artes plásticas; 2) de correspondências leitores/escritores; 3) de relatórios de professores; 4) de antigos livros infantis e escolares; 5) de documentação relativa a criação e reformulação de cursos de letras; 6) de documentação relativa a obras de ficção, trabalhos de folclorísticas, folhetos de cordel e xilogravuras; 7) de referências bibliográficas contidas em jornais sindicais; 8) da ficção em língua portuguesa em circulação no Brasil até 1826; 9) do surgimento e consolidação das instituições em torno das quais se desenvolveram as práticas de leitura no Brasil. O projeto visa ainda organizar um banco de dados das informações acima indicadas como constituintes de uma história social da leitura no Brasil. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)