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Núcleo de ação educativa: a utilização de documentação histórica no ensino de história

Processo: 98/13978-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa em Políticas Públicas
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 1999
Data de Término da vigência: 31 de março de 2001
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Raquel Glezer
Beneficiário:Raquel Glezer
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição parceira: Secretaria da Casa Civil (São Paulo - Estado). Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP). Departamento de Gestão do Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo
Assunto(s):Ensino  Documentação  São Paulo (SP) 
Publicação FAPESP:https://media.fapesp.br/bv/uploads/pdfs/Pesquisa...publicas_201_154_154.pdf

Resumo

Este projeto é uma parceria entre pesquisadores da Universidade de São Paulo com a Divisão de Arquivos do Estado de São Paulo (DAESP), instituição de guarda e preservação da documentação histórica do estado de São Paulo, com a finalidade de criar um núcleo de ação educativa, para disseminação de conhecimento. A DAESP possui as mais significativas coleções documentais sobre São Paulo, que poderá fornecer uma base sólida para a produção de material didático sobre história local. Esta tem sido indicada, nos documentos oriundos de órgãos públicos educacionais como um ponto básico para aprendizagem em história no ensino fundamental e médio. Estes times permitem que as coleções do arquivo sejam utilizadas para elaboração de material didático. Por outro lado, pesquisadores das áreas de Educação e Comunicação têm enfatizado a importância do uso de imagens no processo de ensino - aprendizagem. Como entre as coleções da DAESP destacam-se as iconográficas, a instalação do núcleo de ação educativa deverá se realizar concomitantemente à elaboração de material didático sobre história de São Paulo, de 1860 a 1920. Tais coleções, para serem utilizadas com fins educativos, precisam, no primeiro momento, de tratamento de restauro e preservação. A etapa seguinte deverá ser a organização, classificação e seleção do material a ser transformado em material didático. A etapa de instalação do núcleo será finalizada com a elaboração e publicação de cadernos temáticos sobre história de São Paulo, com material básico extraído das coleções iconográficas e o material de suporte (textos) extraído das coleções de periódicos existentes naquela instituição. Esta proposta se coaduna com o perfil dos pesquisadores proponentes, com experiência em arquivística, história e seu ensino e com a necessidade da instituição de formar quadros especializados no atendimento da comunidade, concretizando com isso uma interface da DAESP com a sociedade. (AU)

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