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A experiência do cinema de Lucrécia Martel: resíduos do tempo e sons a beira da piscina

Processo: 12/50168-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Livros no Brasil
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2012
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2013
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Cinema
Pesquisador responsável:Antonio Fernando da Conceicao Passos
Beneficiário:Antonio Fernando da Conceicao Passos
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Cineastas  Processo criativo  Argentina  Livros  Publicações de divulgação científica 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cinema Argentino | Lucrecia Martel | Processo Criativo | Som No Cinema

Resumo

Nesta pesquisa, abordamos a obra da cineasta argentina Lucrécia Martel, entrelaçando sua trajetória como cineasta e suas opções estéticas, além de procurarmos nos aproximar da compreensão de seu processo criativo. Entre as singularidades mais notáveis da obra de Lucrécia encontra-se o uso que ela faz do som, responsável por estabelecer atmosferas que acabam por guiar os filmes muito mais que suas próprias tramas. Assim, o som ganhará destaque nessa abordagem, conduzindo as análises dos três longas da cineasta: O Pântano (2001), A Menina Santa (2004) e A Mulher Sem Cabeça (2008). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
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