Busca avançada
Ano de início
Entree

Competência informacional em instituições de ensino Brasil-Espanha

Processo: 12/18371-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional
Data de Início da vigência: 06 de dezembro de 2012
Data de Término da vigência: 20 de dezembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Ciência da Informação - Biblioteconomia
Pesquisador responsável:Helen de Castro Silva Casarin
Beneficiário:Helen de Castro Silva Casarin
Pesquisador visitante: Miguel Ángel Marzal García-Quismondo
Instituição do Pesquisador Visitante: Universidad Carlos III de Madrid (UC3M), Espanha
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Competência informacional  Biblioteca escolar  Ensino fundamental  Ensino superior 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alfabetización en información | Alfin | Biblioteca Escolar | competência informacional | Ensino Fundamental | Ensino Superior | competência em informação

Resumo

O trabalho com competência informacional (CI) em ambientes educacionais tem sido objeto de estudo do grupo liderado pela proponente. O Prof. Miguel Ángel Marzal García-Quismondo atuou em várias atividades relacionadas a este tema, incluindo orientações, projetos, cursos de vários níveis e atividades de extensão. Durante o período de estadia do professor visitante serão realizadas reuniões para apresentação e discussão das investigações em andamento do grupo, em particular da pesquisa da proponente, intitulada "Competência informacional e o ensino superior: subsídios para implementação de um programa junto à Rede de Bibliotecas da Unesp". Trata-se de um projeto de pesquisa-ação que tem como objetivos: refletir e consolidar o conceito de competência informacional e suas aplicações no ensino superior; verificar formas e condições de aplicação de programas e ações voltados para a competência informacional no ensino superior e em particular na rede UNESP; conhecer programas e atividades de competência informacional para ensino superior no Brasil e no exterior; desenvolver ações voltadas para a aplicação de programas para a competência informacional da comunidade acadêmica da UNESP. As demais pesquisas do grupo enfocam vários aspectos da competência informacional em ambientes educacionais (incluindo fundamentação teórica para programas de CI, relação professor-bibliotecário, avaliação da CI, programas de CI no ensino superior e indicadores de inter-relação da competência em informação em ambientes de geração de conhecimento corporativo). Pretende-se também compartilhar os benefícios da vinda do professor visitante através de palestras a alunos de graduação e pós-graduação em Ciência da Informação do PPGCI, em reuniões com outros grupos de pesquisa ligados ao PPGCI e com bibliotecários da rede de bibliotecas da Unesp que são participantes do projeto de pesquisa da proponente. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)