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RTI - 2009 - Plano de aplicação de reserva técnica institucional exercício 2009

Processo: 09/54470-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Reserva Técnica para Infraestrutura Institucional de Pesquisa
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2010
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Paulo Ferreira de Araujo
Beneficiário:Paulo Ferreira de Araujo
Instituição Sede: Faculdade de Educação Física (FEF). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Projetos de infraestrutura  Reserva técnica  Institutos de pesquisa 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Apoio | Infraestrutura | Institucional | Pesquisa | Recursos Financeiros | Reserva Tecnica

Resumo

A Faculdade de Educação Física, recentemente, criou e está em fase de implantação do Laboratório Integrado de Ensino Pesquisa e Extensão em Educação Física (LABFEF). Neste laboratório, todos os recursos para pesquisa estarão integrados em um único ambiente e estarão à disposição de todos os docentes, pesquisadores e alunos da FEF para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e ensino O laboratório integrado da FEF surge da necessidade de se criar um espaço coletivo para as pesquisas da faculdade. Estão sendo adquiridos equipamentos para atender as práticas e pesquisas das diferentes áreas, em especial, a instalação de dinamômetros isocinéticos, ergômetros ou plataformas de força no interior da sala de musculação que permitirão a pesquisa simultânea ao treinamento de atletas ou em programas de condicionamento físico de sedentários. Este laboratório integrado servirá em condições de excelência e total integração entre as atividades de pesquisa, ensino e extensão. Objetivos: equipar o LABFEF, ampliando assim a infraestrutura de pesquisa já existente, bem como, racionalizando e otimizando o acesso aos meios para pesquisa e ensino. Integrar os recursos para coletas de dados de maneira a possibilitar estudos do movimento humano conjuntamente a partir de diferentes abordagens, tais como a avaliação fisiológica, biomecânica, bioquímica entre outras. Aprimorar a formação de recursos humanos em nível de, graduação e pós-graduação qualificados para desenvolver e utilizar meios científicos relacionados ao esporte. Desenvolver métodos, técnicas e instrumentos para pesquisa e avaliação em educação física e esportes. (AU)

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