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RTI - 2009-2010-2011-2012 - Aplicação dos recursos da Reserva Técnica Institucional

Processo: 12/51563-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Reserva Técnica para Infraestrutura Institucional de Pesquisa
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2013
Data de Término da vigência: 31 de março de 2014
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Pesquisador responsável:Wagner Farid Gattaz
Beneficiário:Wagner Farid Gattaz
Instituição Sede: Instituto de Psiquiatria Doutor Antonio Carlos Pacheco e Silva (IPq). Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Reserva técnica 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Reserva Tecnica Institucional

Resumo

Este projeto é uma extensão institucional de dois projetos de pesquisa do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, quais sejam: o projeto de implantação de um prontuário eletrônico no Instituto de Psiquiatria, chamado sistema S13, desenvolvido pelo INCOR e aprovado pelo Conselho do Departamento (projeto FAPESP INPD FAPESP 2008/57896-8), e o projeto de implantação de infraestrutura para coleta de dados de pesquisa: Dados Prospective (Processo 2009/54220-6). O sistema Dados Prospective foi selecionado por ter sido desenvolvido em uma universidade parceira e estar de acordo com normas internacionais de segurança de Informação (http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1679801D) Antes do início destes projetos, cada pesquisador utilizava um método de escolha para a coleta de dados que, por conveniência, envolvia a coleta de dados em papel. Os dados coletados eram posteriormente transferidos para um banco de dados, normalmente em Excel. Além disso, o registro das informações dos atendimentos realizados no instituto, fonte importante de dados de pesquisa, vinha sendo realizado em prontuários de papel. Estes prontuários eram organizados e armazenados pelo Serviço de Arquivo Médico e Estatística (SAME). A dificuldade de resgate de dados através de revisão de prontuários individuais dificultava o uso destas informações em pesquisas. Até então, a principal fonte de dados estruturados do Instituto era o sistema SIGH, um sistema compartilhado por todos os institutos do Complexo HC, que fornece ferramentas de cadastro do paciente, agendamento de consultas ambulatoriais, internação e controle de cirurgias e emissão de receitas médicas no ambulatório. Ainda assim, a quantidade de informações estruturadas estava limitada a códigos CIO de diagnósticos de pacientes, medicamentos utilizados, e passagem por ambulatórios ou enfermarias na instituição. Assim, a coleta de dados realizada, seja através da realização de pesquisa científica, seja através de análise de prontuários, era dificultada pelas ferramentas disponíveis até então. Estas ferramentas impediam a padronização dos dados e dificultavam o acesso e compartilhamento de informações, e os processos que eram utilizados demandavam o retrabalho dos pesquisadores gerando erros. Observa-se, portanto, grande fragilidade e vulnerabilidade da coleta e transmissão das informações coletadas devido à ausência de ferramentas que auxiliassem o pesquisador e garantissem maior confiabilidade no processo. (AU)

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