Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de biomarcadores do estresse crônico em profissionais de enfermagem

Processo: 13/01637-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2013
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Médico-cirúrgica
Pesquisador responsável:Juliana Nery de Souza Talarico
Beneficiário:Juliana Nery de Souza Talarico
Instituição Sede: Escola de Enfermagem (EE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/17933-2 - Capacitação e treinamento para avaliação neuroendócrina do estresse, BP.TT
14/06770-5 - Capacitação e treinamento para avaliação neuroendócrina do estresse, BP.TT
13/10735-8 - Capacitação e treinamento para avaliação neuroendócrina do estresse, BP.TT
Assunto(s):Equipe de enfermagem  Estresse profissional  Biomarcadores 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:biomarcadores | eixo hipotálamo-pituitária-adrenal | Enfermagem | estresse | enfermagem em neurociências

Resumo

Manifestações comportamentais e emocionais do estresse psicossocial têm sido extensivamente descrita nos profissionais de enfermagem. Entretanto, a investigação sobre a influência do estresse crônico nos sistemas fisiológicos adaptativos (sistema alostático) e de funcionamento orgânico ainda permanece inconclusiva nestes profissionais. Isto é particularmente importante dado que o estresse crônico está associado à vulnerabilidade para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, imunológicas e psiquiátricas. Particularmente, a exposição crônica aos principais hormônios do estresse (adrenalina e cortisol) pode sobrecarregar o sistema alostático, a partir da ação de mediadores neuroendócrinos, cardiovasculares, imunológicos e metabólicos. Neste sentido, a investigação sobre de que maneira o desgaste físico e emocional destes trabalhadores se expressa no funcionamento do organismo pode contribuir para a avaliação do risco de adoecimento a que estes profissionais estão expostos. O objetivo do estudo é avaliar a frequência de profissionais de enfermagem sob estresse crônico, bem como sua relação com padrões atípicos de secreção de cortisol e manifestações emocionais em profissionais de enfermagem de unidades hospitalares. Serão incluídos 189 profissionais de enfermagem alocados nas diferentes unidades de assistência do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo. Amostras de sangue e saliva serão coletadas para análise dos mediadores biológicos de sobrecarga alostática (neuroendócrino, cardiovascular, imunológico e metabólico), bem como para analisar o padrão diurno de cortisol. As manifestações emocionais do estresse serão avaliadas a partir de instrumentos psicométricos de percepção de estresse e depressão. Espera-se que a frequência de profissionais de enfermagem sob estresse crônico e padrões atípicos de secreção diurna de cortisol seja elevada e que indivíduos sob sobrecarga alostática apresentem padrões atípicos de secreção diurna de cortisol (concentrações alteradas pela manhã - hiper ou hipocortisolemia- e elevadas no período da tarde e noite). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SIOMARA TAVARES FERNANDES YAMAGUTI; AMANDA ROCA BLASQUES DE MENDONÇA; DANIELA COELHO; AMANDA LUIZ MACHADO; JULIANA NERY DE SOUZA-TALARICO. Padrão atípico de secreção de cortisol em profissionais de Enfermagem. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 49, p. 109-116, . (13/01637-2)
FERNANDES YAMAGUTI, SIOMARA TAVARES; BLASQUES DE MENDONCA, AMANDA ROCA; COELHO, DANIELA; MACHADO, AMANDA LUIZ; DE SOUZA-TALARICO, JULIANA NERY. Atypical secretion of cortisol in Nursing professionals. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 49, n. SI, p. 107-114, . (13/01637-2)