Busca avançada
Ano de início
Entree

Empreendedorismo relacionado a CT & I: estruturação de uma base de conhecimento no contexto do modelo pre-incubação de projetos da Inova UNICAMP

Processo: 07/55714-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa em Políticas Públicas
Vigência: 01 de abril de 2008 - 30 de junho de 2011
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Economia
Pesquisador responsável:Roberto de Alencar Lotufo
Beneficiário:Roberto de Alencar Lotufo
Instituição-sede: Reitoria. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Instituição parceira: Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado)
Bolsa(s) vinculada(s):10/00901-0 - Concepção, desenvolvimento e implementação do programa inova semente, BP.TT
09/16811-2 - Concepção, desenvolvimento e implementação do programa inova semente, BP.TT
09/10444-8 - Concepção, desenvolvimento e implementação do programa inova semente, BP.TT
Assunto(s):Empreendedorismo  Ciência  Tecnologia  Inovações tecnológicas  Cooperação universidade-empresa  Incubadora de empresas  Transferência de tecnologia  São Paulo (SP) 
Publicação FAPESP:http://media.fapesp.br/bv/uploads/pdfs/Pesquisa...publicas_63_69_69.pdf

Resumo

Trata-se de um projeto de pesquisa cooperativo desenvolvido por grupos de pesquisadores acadêmicos, formuladores e gestores de políticas públicas nas áreas de mudança tecnológica, inovação, empreendedorismo, transferência de tecnologia, interação universidade-empresa, ciências e engenharias. O objetivo é aprofundar a compreensão analítica e de políticas sobre o empreendedorismo relacionado ao conhecimento científico e tecnológico. Para tanto, propõe-se a criação de uma base de conhecimento sobre o tema, a partir da identificação, seleção e levantamento de fontes bibliográficas, centros de pesquisa, experiências práticas e atividades relacionadas ao ensino do empreendedorismo tecnológico, em âmbito nacional e internacional. Esta maior compreensão poderá orientar atividades de empreendedorismo e transferência de tecnologia em ICT (Instituição Científica e Tecnológica) paulistas. Com isso, espera-se subsidiar, conceitual e metodologicamente iniciativas de políticas públicas relacionadas ao empreendedorismo tecnológico em ICT paulistas. O ponto de partida e a experiência de pré-incubação da Agência de Inovação Inova UNICAMP, como referência que interage com a pesquisa proposta e que tem potencial de ser replicada em outras instituições de ensino e pesquisa do estado de São Paulo. (AU)