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Fritas isentas de chumbo e cádmio para aplicação como banda negra em vidros automotivos

Processo: 05/59850-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2006
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2006
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Aluisio Pelegi Abreu
Beneficiário:Aluisio Pelegi Abreu
Empresa:Ticon Tintas Condutivas Ltda
Município: Sorocaba
Bolsa(s) vinculada(s):06/51450-2 - Fritas isentas de chumbo e cádmio para aplicação como banda negra em vidros automotivos, BP.PIPE
Assunto(s):Materiais não metálicos  Vidros automotivos  Cádmio  Chumbo 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Automotiva | Banda Negra | Fritas | Isenta Pbo | Vidro

Resumo

Fritas são materiais vítreos obtidos pela fusão de matérias-primas e posterior resfriamento rápido, geralmente em água. Um exemplo de aplicação é a sua utilização na formulação de esmaltes para a formação de banda negra em vidros traseiros, pára-brisas e laterais de automóveis. Até o final da década de 80, os esmaltes para aplicação automotiva eram compostos por fritas contendo PbO. No entanto, devido às rigorosas leis ambientais e de segurança da saúde, principalmente na Europa, Japão e Estados Unidos, a utilização de PbO e CdO tem sido eliminada ou evitada tanto quanto possível. Várias fritas com baixo ponto de fusão e baixa toxicidade, contendo Bi2O3, SiO2, Al2O3, CaO, ZnO e B2O3, têm sido desenvolvidas para substituir as de óxido de chumbo, mas a resistência ao ataque de ácidos, álcalis e água ainda não é satisfatória e há uma grande necessidade de pesquisas nessa área.Neste trabalho propõe-se o desenvolvimento de uma frita do sistema Bi2O3-SiO2 com baixo teor de ZnO e B2O3 e adições de SnO2 e P2O5 e óxidos de metais de transição, que apresente baixo ponto de fusão (abaixo de 650 ºC), com coeficiente de expansão térmica, absorção de radiação ultravioleta e durabilidade química adequados para a utilização em esmaltes para aplicação automotiva, para a formação de banda negra. No Brasil ainda não há uma empresa que produza esse material e pode ser uma grande oportunidade de negócios (AU)

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