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Estudo aerotermodinâmico de escoamento hipersônico rarefeito sobre bordos de ataque na forma de potência

Processo: 03/01765-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2003
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2004
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial
Pesquisador responsável:Wilson Fernando Nogueira dos Santos
Beneficiário:Wilson Fernando Nogueira dos Santos
Instituição Sede: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Escoamento hipersônico 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bordo De Ataque Rombudo | Dsmc | Escoamento Hipersonico | Escoamento Rarefeito

Resumo

O presente projeto visa investigar perfis não-cilíndricos propostos como candidatos a fornecerem baixos coeficientes de arrasto, pequenos deslocamentos da onda de choque à frente do bordo de ataque e baixos fluxos de calor na região de estagnação em veículos hipersônicos. Tais perfis são baseados nos bordos de ataque na forma de potência (y = ax**n, 0 < n < 1). Esses perfis apresentam características geométricas e aerodinâmicas de perfis pontiagudos e rombudos para certos expoentes. Pretende-se adicionar uma parte frontal plana aos perfis (y=y0+ax**n) com o objetivo de se obter uma baixa taxa de transferência de calor na região de estagnação (parte frontal) aliado ao bom comportamento aerodinâmico observado nesses perfis, que se comportam aerodinamicamente como se eles fossem pontiagudos para n>2/3. (AU)

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