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Resfriador termoacumulado de ar de retorno em transporte frigorífico

Processo: 06/52126-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE
Data de Início da vigência: 01 de março de 2007
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Engenharia de Alimentos
Pesquisador responsável:Bento da Costa Carvalho Jr
Beneficiário:Bento da Costa Carvalho Jr
Empresa:Transfrigor do Brasil Indústria e Comércio de Equipamentos de Refrigeração para Transporte Ltda
Município: Campinas
Bolsa(s) vinculada(s):07/50330-6 - Resfriador termoacumulado de ar de retorno em transporte frigorificado, BP.PIPE
Assunto(s):Frigoríficos  Resfriamento  Conservação de alimentos pelo frio 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Carga Termica Variavel | Cinetica De Resfriamento | Monitoracao | Resfriador De Ar | Termoacumulacao | Transporte Frigorifico

Resumo

Integrando o princípio de termoacumulação na aplicação de transporte frigorificado, propõe-se um resfriador termoacumulado para o pré-resfriamento do ar de retorno, antes deste ar ser recirculado através da serpentina do evaporador convencional. Este sistema complementar terá a finalidade de utilizar sua carga nos instantes de maior demanda frigorífica, momento em que a capacidade do sistema convencional não suporta a dinâmica de resfriamento rápido. O sistema de refrigeração acoplado em transporte frigorificado possui capacidade variável, pois o seu funcionamento depende da rotação momentânea do motor diesel do caminhão, a qual depende do trânsito urbano. Pode-se então termoacumular em momentos de alta rotação, quando a capacidade frigorífica excedente do sistema de refrigeração convencional pode ser transferida para este sistema complementar de armazenamento, sem prejudicar a troca térmica normal no ambiente dos produtos transportados. Esta carga excedente armazenada pode ser utilizada em instantes de elevada carga térmica, como ocorre durante a abertura das portas da carroceria para desembarque dos produtos, quando o sistema convencional de refrigeração não é capaz de responder rapidamente à perturbação ocorrida, uma vez que a capacidade de sistemas frigoríficos convencionais é dimensionada para cargas nominais e não para cargas térmicas instantâneas intensas. Com este sistema inovador, pode-se minimizar a variação da temperatura interna da carroceria durante o transporte, preservando a qualidade do produto refrigerado. (AU)

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