Experiência ARQUIGRAFIA 4.0 no contexto da Metrópole Sensível e dos Imaginários Ur...
XXXVI congresso brasileiro de Ciências da Comunicação - INTERCOM 2013
Autoformação através do uso das TICs em educação matemática: contribuições do prof...
Processo: | 13/07505-0 |
Modalidade de apoio: | Auxílio Organização - Reunião Científica |
Data de Início da vigência: | 15 de julho de 2013 |
Data de Término da vigência: | 19 de julho de 2013 |
Área do conhecimento: | Ciências Humanas - Educação |
Pesquisador responsável: | Yuriko Yamamoto Baldin |
Beneficiário: | Yuriko Yamamoto Baldin |
Instituição Sede: | Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Formação docente com domínio de tecnologia | Historia no Ensino de Matemática | Matemática aplicada no Ensino de Matemática | Material didático com uso de tecnologia | Tecnologia no Ensino e Aprendizagem de Matemática | Uso de programas computacionais no Ensino e Aprendizagem | Tecnologia e Novas Metodologias no Ensino de Matemática |
Resumo
A programação científica será realizada em 5 dias, e prevê 2 palestras plenárias e 4 palestras pelos convidados estrangeiros, 5 palestras convidadas, 3 mesas redondas, apresentações orais e pôsteres de trabalhos selecionados por arbitragem, minicursos ( 2 convidados sobre uso de software na sala de aula) e oficinas. Os temas do evento são:*T1- Formas de Ensino da Matemática na presença de tecnologia: educação presencial e à distância, ensino e aprendizagem em ambiente interativo, educação inclusiva, etc.;*T2- Instrumentos Tecnológicos e Programas Computacionais em ambientes virtuais de Ensino da Matemática;*T3- Planejamento e execução de tarefas e atividades com uso da Tecnologia;*T4- Avaliação de aprendizagem em ambientes virtuais ou não com uso da Tecnologia; *T5- Integração da História da Matemática no ensino frente a novas Tecnologias;*T6-A História e a Tecnologia na Matemática do Planeta Terra: palestras, mini-cursos, exibição, etc., que evidenciem a matemática que o estudo do planeta Terra traz para divulgação, com ênfase no papel da tecnologia nesse estudo.O ano de 2013 é ano do projeto internacional Mathematics of Planet Earth,e a programação prevê um Painel com pesquisadores convidados que irão promover a interdisciplinaridade mediada pela tecnologia, para integrar significativamente no espírito do HTEM as pesquisas da Matemática Aplicada. A programação de Mesas redondas do VI HTEM prevê ainda : Painel sobre o The Klein Project for 21st century, do ICMI-IMU com participação do Projeto Klein de Matemática em português (SBM-CAPES) com participação de membros do Design Team do projeto internacional, e Painel sobre Formação de professores com domínio da tecnologia para ensino e aprendizagem de Matemática, com participação de especialistas na área de formação de professores. (AU)
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio: |
Mais itensMenos itens |
TITULO |
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ): |
Mais itensMenos itens |
VEICULO: TITULO (DATA) |
VEICULO: TITULO (DATA) |