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Estratégias e práticas de gestão e mensuração de custos em empresas que atuam no Brasil

Processo: 13/05646-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2013
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2015
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Ciências Contábeis
Pesquisador responsável:Welington Rocha
Beneficiário:Welington Rocha
Instituição Sede: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Julio Orestes da Silva ; Kelly Cristina Mucio Marques ; Kleber Domingos de Araújo ; Lara Cristina Francisco de Almeida Fehr ; Márcio Luiz Borinelli
Assunto(s):Custos e análise de custo  Administração estratégica  Competitividade  Vantagem competitiva 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:estratégia | Gestão de Custos | Mensuração de Custos | Pesquisa Longitudinal | Gestão Estratégica de Custos

Resumo

Os constantes impactos das crises na economia mundial e o surgimento de blocos econômicos como o MIST e o BRICS fazem com que a capacidade competitiva das organizações seja cada vez mais relevante. Um mecanismo que pode contribuir para que as empresas sejam competitivas numa perspectiva de longo prazo é a gestão dos custos. Neste cenário, devido às interações com o ambiente de negócios e as características da organização, emerge a questão da estratégia como um fator importante que pode influenciar o modelo do sistema de custos de uma organização de modo a auxiliar no alcance dos objetivos propostos. Por isso, essa pesquisa tem como objetivo geral verificar a natureza da relação entre as práticas de gestão e mensuração de custos e as estratégias adotadas pelas organizações investigadas. Para tanto, busca-se realizar um diagnóstico da realidade das empresas, em termos de entendimento dos conceitos e da aplicação dos artefatos de gestão e mensuração de custos, e, ainda, verificar se os modelos dos sistemas de custos estão alinhados com as estratégias de negócios adotadas pelas organizações. Procura-se, enfim, entender a situação vivenciada pelas empresas, o que é essencial para a sua interpretação, de forma que os resultados possam ser o ponto de partida para fundamentar o planejamento de políticas e ações concretas, inclusive em nível governamental, no sentido de lhes proporcionar um avanço na sua capacitação gerencial. Em resumo, o produto do trabalho deverá contribuir para melhorar o nível de competitividade das organizações, principalmente em relação a práticas de gestão e mensuração de custos que permitam a sustentação da vantagem competitiva no longo prazo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
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