Busca avançada
Ano de início
Entree

Incerteza de medição em análise de antibióticos

Processo: 13/10743-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2014
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Análise e Controle de Medicamentos
Pesquisador responsável:Felipe Rebello Lourenço
Beneficiário:Felipe Rebello Lourenço
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Controle de medicamentos e entorpecentes  Controle biológico de qualidade dos fármacos  Bioequivalência  Incerteza de medição  Antibióticos  Amoxicilina  Cromatografia líquida de alta pressão  Iodometria 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Antibióticos | doseamento microbiológico | Hplc | Incerteza de medição | Iodometria | Controle de Qualidade de Medicamentos

Resumo

Muitas decisões importantes são baseadas nos resultados analíticos do controle de qualidade e, por este motivo, é fundamental que se tenha uma indicação da qualidade destes resultados. Uma medida útil é a estimativa da incerteza de medição. A incerteza de um resultado pode surgir de muitas fontes, incluindo fatores como amostragem, efeitos da matriz e interferentes, condições ambientais, balanças e equipamentos volumétricos, equipamentos espectrofotométricos e cromatográficos, respostas biológica ou microbiológica, pureza de reagentes e substâncias químicas de referência, validação do método e erros aleatórios. O objetivo deste projeto é estabelecer procedimentos para estimativa da incerteza de medição em análise de amoxicilina triidratada matérias prima, amoxicilina cápsulas e amoxicilina pó para suspensão oral. Serão avaliados os ensaios descritos nas monografias descritas nas farmacopeias brasileira e americana, incluindo os testes de pH, conteúdo de água por Karl Fischer, teor de amoxicilina pelo método iodométrico, teor de amoxicilina por cromatografia líquida de alta eficiência e doseamento microbiológico de amoxicilina por difusão em agar. As principais fontes de incerteza serão identificadas, seus componentes serão quantificados e convertidos em desvios padrão para cálculo das incertezas combinada e expandida. Quando pertinente, os procedimentos para a estimativa da incerteza serão verificados/validados por meio de simulações de Monte Carlo. A incerteza de medição é útil na avaliação de conformidade de produtos farmacêuticos em processo ou terminados, em estudos de equivalência farmacêutica e de estabilidade. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FRANCISCO, FABIANE LACERDA; SAVIANO, ALESSANDRO MORAIS; BOTELHO ALMEIDA, TULIA DE SOUZA; LOURENCO, FELIPE REBELLO. Kinetic microplate bioassays for relative potency of antibiotics improved by partial Least Square (PLS) regression. Journal of Microbiological Methods, v. 124, p. 28-34, . (13/10743-0)