Busca avançada
Ano de início
Entree

Mapeamento de avaliação das aprendizagens no ensino superior

Processo: 12/18530-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2013
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Planejamento e Avaliação Educacional
Pesquisador responsável:Raquel Lazzari Leite Barbosa
Beneficiário:Raquel Lazzari Leite Barbosa
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Rosaria de Fatima Boldarine ; Rosemary Trabold Nicacio ; Sérgio Fabiano Annibal
Bolsa(s) vinculada(s):14/04985-4 - Mapeamento da avaliação das aprendizagens no ensino superior, BP.TT
Assunto(s):Avaliação da educação  Avaliação da aprendizagem  Qualidade da educação  Prática de ensino  Formação de professores  Licenciatura  Ensino superior 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliação de licenciaturas | Avaliação Educacional | Ensino Superior | formação de professores | Práticas avaliativas | qualidade de ensino | Avaliação Educacional

Resumo

O presente projeto de pesquisa parte do pressuposto de que os conhecimentos, concepções e experiências dos professores estão relacionados com as formas como eles organizam o ensino e a avaliação. Consequentemente há relações importantes para descrever e compreender as práticas dos professores nos domínios do ensino e da avaliação e as aprendizagens desenvolvidas pelos seus alunos. Em particular, interessa compreender que práticas de ensino e de avaliação estão relacionadas com a melhoria e o desenvolvimento das aprendizagens dos alunos. O objetivo central da pesquisa é descrever, analisar e interpretar práticas de ensino e de avaliação desenvolvidas em três cursos de licenciatura da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP de Assis, Estado de São Paulo. A ideia principal é compreender as relações entre tais práticas, a melhoria das aprendizagens dos alunos e o seu sucesso ou fracasso escolar. Os resultados esperados poderão ajudar a compreender a avaliação das aprendizagens no ensino superior. Tais resultados podem ser relevantes para a reformulação e melhoria de projetos educativos e formativos, de práticas pedagógicas e de políticas de formação de pessoal docente. São também objetivos dessa pesquisa descrever e analisar práticas de avaliação e de ensino que são implementadas em salas de aula, relacionando-as com o sucesso ou fracasso acadêmico; compreender as relações entre avaliação formativa e somativa e as respectivas implicações práticas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)