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Biblioteca escolar no ensino fundamental: em busca de um modelo alternativo

Processo: 13/14121-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Programa Ensino Público
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2014
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2018
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Ciência da Informação - Biblioteconomia
Pesquisador responsável:Helen de Castro Silva Casarin
Beneficiário:Helen de Castro Silva Casarin
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Edberto Ferneda ; Miguel Ángel Marzal Garcia Quismondo ; Walter Moreira
Bolsa(s) vinculada(s):18/02315-2 - Biblioteca escolar no ensino fundamental: em busca de um modelo alternativo, BP.TT
17/21033-5 - Biblioteca escolar no ensino fundamental: em busca de um modelo alternativo, BP.TT
17/16997-5 - Biblioteca escolar no ensino fundamental: em busca de um modelo alternativo, BP.TT
+ mais bolsas vinculadas 16/25188-0 - Biblioteca escolar no ensino fundamental: em busca de um modelo alternativo., BP.TT
15/21835-9 - Biblioteca escolar no ensino fundamental: em busca de um modelo alternativo, BP.TT
15/10357-9 - Biblioteca escolar no ensino fundamental: em busca de um modelo alternativo, BP.TT
15/03561-9 - Biblioteca escolar no ensino fundamental: em busca de um modelo alternativo, BP.TT
14/16527-0 - Biblioteca escolar no ensino fundamental: em busca de um modelo alternativo, BP.TT
14/09085-1 - Biblioteca escolar no ensino fundamental: em busca de um modelo alternativo, BP.TT - menos bolsas vinculadas
Assunto(s):Biblioteca escolar  Competência informacional  Ensino fundamental  Escola pública 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biblioteca Escolar | Competência em informação | Ensino Fundamental | escola pública | biblioteca escolares

Resumo

Tem como objetivo desenvolver uma biblioteca escolar que supere as tradicionais deficiências ora encontradas e considere mais especificamente as questões ligadas à competência informacional, através de uma ação conjunta entre especialistas nacionais e estrangeiros e professores de duas escolas públicas de Marília-SP. Para realização da pesquisa será utilizada a abordagem da pesquisa-ação, que compreende: observação do uso da biblioteca e procedimentos de busca e uso de informações de alunos e professores; implementação das adaptações físicas e estruturais das bibliotecas das escolas participantes; realização de encontros sistemáticos com os professores para discussões teóricas e orientações sobre a utilização das bibliotecas e planejamento das atividades, bem como para avaliação das mudanças e atividades desenvolvidas. Os resultados das discussões entre a equipe e os professores serão registrados em áudio e em diário de pesquisa para análise posterior. Ao final, serão coletadas as opiniões de professores, coordenadores e alunos acerca das intervenções realizadas através da aplicação de um questionário com questões abertas. Espera-se que as bibliotecas remodeladas não apenas atendam aos quesitos de excelência estabelecidos pelos Parâmetros para as bibliotecas escolares (CONSELHO FEDERAL DE BIBLIOTECONOMIA; GEBE, 2011), mas que contemple também os aspectos de contexto das escolas envolvidas e que seu uso possa estar incorporado à cultura escolar das duas escolas. Outro resultado esperado é que o know-how obtido com a sistematização da experiência do presente projeto possa subsidiar o desenvolvimento de outras bibliotecas escolares que contribuam efetivamente para o aprendizado do aluno, para o desenvolvimento da competência em informação e o fomento à leitura. (AU)

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