Busca avançada
Ano de início
Entree

Uma linha de produtos de software para intensificar o desenvolvimento de museus virtuais com interação multimodal

Processo: 13/25572-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2014
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Pesquisador responsável:Luciana Aparecida Martinez Zaina
Beneficiário:Luciana Aparecida Martinez Zaina
Instituição Sede: Centro de Ciências e Tecnologias para a Sustentabilidade (CCTS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Sorocaba , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Alexandre Alvaro ; Murillo Rodrigo Petrucelli Homem
Bolsa(s) vinculada(s):14/14488-8 - Adaptação da interação multimodal da interface do usuário, BP.TT
Assunto(s):Engenharia de software  Linhas de produtos de software  Interface usuário-computador  Museus virtuais  Ensino e aprendizagem 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:e-learning | Interface Multimodal | Linha de Produto de Software | Engenharia de Software e Interface Humano-Computador

Resumo

Os museus são considerados um grande repositório de história, arte e memória que podem ser utilizados como um importante instrumento de ensino-aprendizagem, por possibilitar a comparação do presente com o passado e interação com acervos. No entanto, o Brasil dispõe de poucos museus virtuais e estatísticas mostram que menos de 10% da população já visitaram um museu. O objetivo deste projeto é desenvolver uma linha de produto de software para intensificar a produção de museus virtuais com interação multimodal, que tenha como domínio tópicos referentes ao componente curricular de História, utilizados no ensino fundamental, médio e superior. A proposta é permitir que o professor possa utilizar o acervo de um museu em sala de aula em consonância com o conteúdo programático das séries. O projeto trará contribuições para acelerar o desenvolvimento de ambientes de museus virtuais no domínio de História através do reuso de componentes (linha de produto), possibilitando assim o suporte ao processo de ensino-aprendizagem em diferentes níveis escolares, e impactando na disseminação do conhecimento, independente de aspectos geográficos. A validação da linha de produto será realizada com o desenvolvimento de museus para públicos de três níveis escolares diferentes: ensino fundamental, ensino médio e ensino superior. Para isto, foi obtido o apoio de uma escola de ensino fundamental, outra de ensino médio e a terceira de nível superior. Todas participarão do processo de levantamento de necessidades do público alvo e da fase de validação do museu desenvolvido a partir da linha de produto. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)