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O sujeito entre o desejo e o excesso:a escrita de si por adolescentes em aulas de arte

Processo: 13/50928-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Livros no Brasil
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2014
Data de Término da vigência: 31 de março de 2015
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística
Pesquisador responsável:Márcia Aparecida Amador Mascia
Beneficiário:Márcia Aparecida Amador Mascia
Instituição Sede: Universidade São Francisco (USF). Campus Itatiba. Itatiba , SP, Brasil
Assunto(s):Análise do discurso  Escrita (linguística)  Adolescentes  Sujeito  Psicanálise 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adolescentes | Analise Do Discurso | Arte | Escrita De Si | Psicanalise | Sujeito

Resumo

Considerando-se o crescente número de problemas enfrentados pela educação contemporânea em virtude das radicais transformações sócio-culturais, decidimo-nos voltar para a questão da ausência de limites dos adolescentes. Este trabalho tem como objetivo levantar os efeitos de sentido presentes em relatos de adolescentes que apontam para a constituição de subjetividades, bem como apontar as suas marcas discursivas e rastrearqual tipo de sujeito prevalece: o sujeito do desejo ou o sujeito do excesso. O corpus analisado constituiu-se de relatos de processo de criação em artes visuais presentes em diários de adolescentes, bem como o produto final desses relatos de processo, ou seja, o objeto de arte. Nossa pesquisa sustenta-se pelos pressupostos teóricos que se dão na interface dos estudos das transformações sócio-culturais (Hall, Bauman e Lipovetsky), os estudos de Foucault sobre a escrita de si, alguns insights psicanalíticos (Birman e Forbes) e os pressupostos da Análise do Discurso Francesa (Pêcheux) que entende o discurso como uma malha composta pela história, pela ideologia e pelo inconsciente. Os resultados de nossa pesquisa demonstram que o sujeito da educação contemporânea é um sujeito ambivalente, que ora é excesso e ora é desejo/excesso. Verificamos, portanto, que na educação, jamais teremos um sujeito que se mostre plenamente desejante como na época moderna e como ainda concebe a educação na contemporaneidade. (AU)

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