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Desenvolvimento de uma rota alternativa via processamento no estado sólido para a reciclagem da liga de alumínio contendo lítio AA2050

Processo: 14/07735-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2014
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2016
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Metalurgia de Transformação
Pesquisador responsável:Kátia Regina Cardoso
Beneficiário:Kátia Regina Cardoso
Instituição Sede: Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São José dos Campos. São José dos Campos , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Dilermando Nagle Travessa
Assunto(s):Metalurgia do pó  Extrusão (conformação mecânica)  Ligas de alumínio  Propriedades mecânicas 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Extrusão | liga de alumímio | Metalurgia do pó | propriedade mecânica | Reciclagem | Metalurgia do Pó

Resumo

As ligas de alumínio contendo lítio da chamada 3ª geração apresentam grande potencial para aplicações no setor aeronáutico devido a características como menor densidade, maior módulo de elasticidade e resistência à fadiga superior às das ligas das séries 2XXX convencionais e 7XXX. No entanto, a aplicação destas ligas em novos projetos demanda a busca de soluções para alguns aspectos negativos associados ao seu uso como o alto custo e a necessidade de um sistema dedicado de gestão de sobras e cavacos, para fins de reciclagem. Os processos de reciclagem convencionais que envolvem fusão da sucata apresentam restrições no processamento das ligas contendo Li devido à sua alta reatividade com a atmosfera e com os materiais refratários dos fornos, além da sua baixa pressão de vapor que leva à volatilização durante a fusão e consequente empobrecimento da liga. Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de uma rota para a reciclagem de cavacos de ligas de alumínio contendo lítio, de grau aeronáutico e de alto valor comercial, resultando num produto com as mesmas características e propriedades da liga original. Esta rota é baseada na tecnologia da metalurgia do pó, cujas etapas principais de moagem e consolidação por extrusão a quente, se dão no estado sólido, resultando num processo que minimize o problema da perda de Li, com sua retenção na liga. Cavacos da liga de alumínio AA2050 cedidos pela Embraer, contendo cerca de 1% em peso de Li, serão empregados para o desenvolvimento deste projeto. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
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