Busca avançada
Ano de início
Entree

Optical nonlinearity in waveguides and substrates containing graphene and graphene-like materials: a collaboration between the femtosecond Optics Group (fog IC) and the graphene

Processo: 14/50460-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de maio de 2015 - 30 de abril de 2017
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica
Convênio/Acordo: Imperial College, Reino Unido
Pesquisador responsável:Christiano José Santiago de Matos
Beneficiário:Christiano José Santiago de Matos
Pesq. responsável no exterior: James Roy Taylor
Instituição no exterior: Imperial College London, Inglaterra
Instituição-sede: Centro de Pesquisas Avançadas em Grafeno, Nanomateriais e Nanotecnologia (MackGrafe). Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Instituto Presbiteriano Mackenzie. São Paulo, SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:12/50259-8 - Grafeno: fotônica e opto-eletrônica: colaboração UPM-NUS, AP.SPEC
Assunto(s):Fotônica  Óptica não linear  Grafenos  Fibra óptica 

Resumo

O projeto tem como proposta a criação de um programa periódico e intensivo de intercâmbio, que consiste na viagem de um membro de cada grupo por semestre, durante dois anos. Os membros da equipe do Imperial College visitam o Mackenzie para participar do processo de preparação de amostras de grafeno e outros materiais além de sua transferência para substratos, fibras ópticas e guias de onda integrados, auxiliando com detalhes de projeto de modo a satisfazer as restrições experimentais no Imperial College. Os materiais que podem ser usados incluem o grafeno, MoS2 e fósforo negro, com os quais o MackGraphe está trabalhando atualmente. No caso de guias de onda, para melhorar a interação da luz com os materiais depositados, fibras especiais e guias de onda de silício podem ser usados. Os membros da equipe do Mackenzie que irão visitar o Imperial College irão trabalhar com a caracterização não-linear dos guias preparados. Embora algumas caracterizações possam ser realizadas no laboratório de fotônica do MackGraphe, a óptica não-linear é a especialidade do grupo britânico e sua estrutura ímpar de fontes ópticas, cobrindo o visível, infravermelho próximo e parte da gama espectral de infravermelhos será muito benéfico para o programa. É importante notar que a investigação de efeitos ópticos não-lineares é incipiente no grafeno e praticamente inexistente em outros cristais bidimensionais. A proposta é, portanto, extremamente relevante para a área de pesquisa e pode levar à demonstração de novos dispositivos fotônicos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AIUB, EDUARDO J.; STEINBERG, DAVID; THOROH DE SOUZA, EUNEZIO A.; SAITO, LUCIA A. M. 200-fs mode-locked Erbium-doped fiber laser by using mechanically exfoliated MoS2 saturable absorber onto D-shaped optical fiber. Optics Express, v. 25, n. 9, p. 10546-10552, MAY 1 2017. Citações Web of Science: 17.
WOODWARD, R. I.; MURRAY, R. T.; PHELAN, C. F.; DE OLIVEIRA, R. E. P.; RUNCORN, T. H.; KELLEHER, E. J. R.; LI, S.; DE OLIVEIRA, E. C.; FECHINE, G. J. M.; EDA, G.; DE MATOS, C. J. S. Characterization of the second- and third-order nonlinear optical susceptibilities of monolayer MoS2 using multiphoton microscopy. 2D MATERIALS, v. 4, n. 1 MAR 2017. Citações Web of Science: 40.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.