Entre presenças e silenciamentos: a emigração feminina portuguesa para o brasil no...
Processo: | 15/13255-2 |
Modalidade de apoio: | Auxílio Organização - Reunião Científica |
Data de Início da vigência: | 28 de janeiro de 2016 |
Data de Término da vigência: | 28 de fevereiro de 2016 |
Área do conhecimento: | Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro |
Pesquisador responsável: | Renato Ferracini |
Beneficiário: | Renato Ferracini |
Instituição Sede: | Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais (LUME). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil |
Assunto(s): | Política cultural Performance (arte) Corpo Eventos científicos e de divulgação Reuniões científicas |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Corpo | Descolonialismo | Desmontagem | escrita performativa | Performatividade | Política | Atuação |
Resumo
A Jornada Internacional Atuação e Presença acontece de forma contínua desde 2010 na sede do LUME - UNICAMP e aglutina vários eventos práticos e teóricos organizados pelo núcleo no mês de fevereiro a saber: o Simpósio Internacional Reflexões da Cena Contemporânea (em sua quinta edição), os Cursos de Fevereiro (em sua décima quinta edição) e o Terra LUME (em sua oitava edição). Portanto, o mês de fevereiro é dedicado ao fortalecimento de práticas de formação e contaminação entre os atore-pesquisadores e suas pesquisas desenvolvidas no LUME com outros artistas e pesquisadores nacionais e internacionais na área das artes presenciais. Vale ressaltar que um dos procedimentos de praxe da equipe de atores-pesquisadores do LUME - desde sua criação em 1985 - é o confronto dos resultados de suas pesquisas práticas e teóricas com núcleos, artistas e grupos de investigação das artes presenciais do Brasil e do exterior, sejam eles vinculados à academia ou não, mas que representam diferentes caminhos de se trabalhar o atuador, todos com comprovada competência no que diz respeito ao rigor de suas pesquisas e à relevância de seus resultados. Esses cenários - formativos, interventivos, criativos e conceituais colocados em tensão nas várias atividades que compõe a Jornada - trabalham, todos eles, com o conceito de "aprendizagem inventiva": construção de um conhecimento corpóreo adquirido na relação afetiva produzida no encontro e baseado na experiência enquanto intensificação. (AU)
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio: |
Mais itensMenos itens |
TITULO |
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ): |
Mais itensMenos itens |
VEICULO: TITULO (DATA) |
VEICULO: TITULO (DATA) |