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Consultoria colaborativa de Terapia Ocupacional na área do autismo a professores de escolas públicas municipais

Processo: 15/06554-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2015
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Andréa Rizzo dos Santos
Beneficiário:Andréa Rizzo dos Santos
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Transtorno autístico  Terapia ocupacional  Educação inclusiva 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:autismo | consultoria colaborativa | educação inclusiva | Terapia Ocupacional | Inclusão escolar de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo

Resumo

A escola é a base para o desenvolvimento da criança, é onde se ampliam as relações com diferentes núcleos e, começa uma progressiva tomada de posse da própria vida do indivíduo. O processo de aprendizagem se dá a partir da apropriação de recursos oferecidos pela sociedade, pela escola entre outros e, estes propiciam o poder criativo e construtivo do indivíduo. Em relação às crianças com alguma deficiência, o fato da criança estar matriculada, não garante o acesso e permanência na escola. Deve-se considerar que muitas dificuldades perpassam o caminho da inclusão como: falta de transporte adequado, mobiliário e materiais inadequados, despreparo dos funcionários e professores para lidar com o aluno com autismo dentre outros. A consultoria colaborativa é apontada como uma forma de minimizar tais problemas. As ações envolvem a identificação, análise, avaliação do problema e implementação do plano de ação que abrange professores, alunos e indiretamente suas famílias. Assim, este projeto tem como objetivo, contribuir para a melhoria do processo de ensino aprendizagem de alunos com autismo e professores que tenham esses alunos incluídos em sala de aula. Nesse sentido, pretende-se identificar as práticas inclusivas de alunos com autismo nas escolas comuns, identificando os principais problemas enfrentados pelos professores para instrumentalizá-lo. (AU)

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