Busca avançada
Ano de início
Entree

Greg: acessibilidade ao currículo na sala de aula

Processo: 15/08244-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2016
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Mauricio Andrea Andrioli
Beneficiário:Mauricio Andrea Andrioli
Empresa:Engrenar Tecnologia Ltda
Município:
Pesquisadores associados: Mary Grace Pereira Andrioli
Bolsa(s) vinculada(s):16/01922-7 - Greg: acessibilidade ao currículo na sala de aula, BP.PIPE
Assunto(s):Currículos e programas  Tecnologia assistiva  Tecnologia educacional  Acessibilidade  Design universal  Design de interação 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Design universal | Educação | tecnologia assistiva | Tecnologia Educacional | Educação

Resumo

O dispositivo Greg, tem como objetivo contemplar os princípios do Design Universal, como meio de favorecer o desenvolvimento de atividades interativas no currículo escolar que possibilitem a participação de todos os alunos, inclusive os que apresentam algum tipo de deficiência. A princípio possui um formato de uma coruja e tem como objetivo contribuir para que educadores e alunos criem seus próprios dispositivos de interatividade e acessibilidade ao currículo na sala de aula comum, por meio de integração da possibilidade de ampliar a extensão do teclado e mouse integrando dispositivos encontrados no cotidiano da escola. Esta coruja permite por exemplo criar um teclado de frutas, massinhas e transformar espaços estáticos em propostas interativas. A metodologia tem como referencial o conceito de Design Universal aplicado à aprendizagem, de modo que as áreas de mecânica e elétrica também possam ser planejadas a partir desta mesma perspectiva na concepção do produto. Espera-se oferecer ao mercado um dispositivo que facilite o trabalho de educadores, psicopedagogos e psicólogos em projetos servindo como uma tecnologia acessível do ponto de vista financeiro (baixo custo) e também de facilidade de uso em diferentes propostas educacionais, especialmente as que podem valorizar a educação em uma perspectiva inclusiva. Considerando o alto custo de tecnologia assistiva e que muitas vezes são concebidas de modo a perpetuar a segregação, atendendo alunos de forma isolada, o Greg, como próprio nome diz virá para agregar todos em um mesmo projeto. Terá como impacto mostrar o quanto é possível de maneira simples e lúdica promover atividades acessíveis a todos os alunos, valorizando a criatividade, colaboração e interatividade dentro da sala de aula. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)