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Cyberbullying contra Professores no Brasil: o YouTube e os Tabus a respeito da Profissão de ensinar.

Processo: 15/24736-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2016
Data de Término da vigência: 31 de março de 2018
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Antônio Alvaro Soares Zuin
Beneficiário:Antônio Alvaro Soares Zuin
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):YouTube  Theodor W. Adorno  Indústria cultural  Redes sociais 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adorno | cyberbullying | Indústria Cultural | redes sociais | Tabus a respeito do professor | Theodor W | Youtube | Teoria Crítica, Educação e Redes Sociais

Resumo

Resumo: Em tempos da chamada cultura digital, a exibição contínua de imagens e comentários postados por alunos, que depreciam e humilham seus professores nas redes sociais, parece desequilibrar os polos das relações de poder entre professores e alunos de forma inédita. A quantidade de vídeos e comentários de alunos que reconhecem e elogiam seus professores em tais redes parece ser imensamente menor em relação àqueles que degradam seus professores, os quais são rotulados como retardados, imbecis, autoritários, entre outras designações. Dentre os países com maior número de casos de cyberbullying de alunos contra professores que são postados no YouTube, destaca-se o caso do Brasil. São centenas de vídeos, cujas imagens são gravadas por meio de aparelhos celulares, e comentários que podem ser acessados no YouTube a qualquer momento e em qualquer lugar. Diante deste quadro, o principal objetivo deste projeto de pesquisa é o de investigar as razões pelas quais os alunos brasileiros praticam cyberbullying contra seus professores, na medida em que postam imagens e comentários depreciativos e humilhantes dos educadores nas redes sociais, especificamente no caso do YouTube. Serão feitas análises quantitativas e qualitativas de videos e comentários depreciativos e humilhantes de alunos em relação a seus professores. Espera-se que os resultados obtidos possam auxiliar tanto a compreensão das práticas de cyberbullying de alunos brasileiros contra seus professores como um das manifestações da denominada cultura digital, quanto fornecer subsídios para que possam ser elaboradas ações anti-cyberbullying dentro e fora das escolas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VÂNIA GOMES ZUIN; ANTÔNIO ÁLVARO SOARES ZUIN. O LABORATÓRIO DE QUÍMICA COMO LÓCUS DE EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. (Belo Horizonte), v. 19, . (15/24736-1)