Busca avançada
Ano de início
Entree

As relações entre os apoios teórico e metodológico e os processos de leitura na educação em ciências

Processo: 15/26555-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2016
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Maria José Pereira Monteiro de Almeida
Beneficiário:Maria José Pereira Monteiro de Almeida
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino de ciências  Leitura 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Apoio Teórico | Educação em ciências | Função da Leitura | Funcionamento da Leitura | Metodológico | processos de leitura | Educação em Ciências

Resumo

Em projetos anteriores analisamos e selecionamos apoios teóricos, tendo também analisado e/ou selecionado e/ou desenvolvido dispositivos analíticos, que contribuíram para compreensão de aspectos da natureza e de alguns dos papéis do ensino da ciência em nossa sociedade, além de analisarmos algumas estratégias para trabalhar determinados conteúdos em diferentes níveis do ensino. A leitura, já presente em alguns estudos anteriores, é o foco central deste projeto com o qual procuraremos compreender alguns dos elementos característicos da trajetória de sua inserção em publicações da área de Educação em Ciências. Nesse sentido, procuraremos compreender como, a partir de publicações relativas ao ensino da ciência (biologia, física, geociências, química) envolvendo leitura: os autores têm buscado sustentação em diferentes apoios teóricos e metodológicos; estão caracterizados o funcionamento e as funções da leitura, segundo os autores dessas publicações; e, finalmente, estruturar como têm se dado as relações entre apoios teóricos e metodológicos e as funções e funcionamentos da leitura na Educação em Ciências. O principal dispositivo teórico e analítico que utilizaremos será a análise de discurso na vertente originada na França por Michel Pêcheux. A análise desse percurso da leitura será iniciada em estudos publicados na ata do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências e realizada basicamente em artigos publicados em periódicos brasileiros. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)