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Comportamento em fadiga da liga Ti-6Al-4V submetida ao tratamento de implantação iônica por imersão em plasma (3IP)

Processo: 16/12640-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2016
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2018
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial
Pesquisador responsável:Herman Jacobus Cornelis Voorwald
Beneficiário:Herman Jacobus Cornelis Voorwald
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia (FEG). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Guaratinguetá. Guaratinguetá , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Edson Cocchieri Botelho ; Marcelino Pereira Do Nascimento ; Maria Odila Hilário Cioffi
Assunto(s):Fadiga  Ligas de titânio  Implantação iônica 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:fadiga | titânio | 3Ip | Fadiga

Resumo

Este Auxílio à Pesquisa propõe a atualização da Máquina Universal INSTRON 8801 - que vem sendo utilizada interruptamente pelo Departamento de Materiais e Tecnologia (DMT) da UNESP de Guaratinguetá, tendo auxiliado infinitos trabalhos de iniciação científica, pós-graduação e muitas pesquisas que geraram publicações desde 2000 até hoje. Seu software será atualizado assim como alguns hardwares e seu sistema hidráulico de modo que o equipamento terá sua vida estendida e poderá continuar auxiliando novos desenvolvimentos além do proposto neste projeto. A máquina Universal INSTRON 8801 foi adquirida com recursos FAPESP (Processo N° 99/06549-5) e atende todo o grupo de pesquisa "Fadiga e Materiais Aeronáuticos" da UNESP campus Guaratinguetá, 70% dos professores do DMT, outros professores do campus e professores da USP de Lorena. Particularmente este projeto tem como alvo a Liga metálica aeronáutica Ti-6Al-4V e a influência do tratamento 3IP no comportamento em fadiga. As ligas metálicas AA 7175-74, ABNT 4340, Custom 465 e seu comportamento em fadiga têm sido alvo de estudos do grupo de pesquisa. O principal objetivo é aumentar a eficiência destes materiais (aplicados em estruturas aeronáuticas) por meio de tratamentos superficiais.As necessidades de otimização e a redução dos custos envolvidos na produção e utilização de componentes aeronáuticos são embasadas em ensaios que envolvam diferentes condições microestruturais sob carregamento estático ou dinâmico. Os ensaios de fadiga são considerados como um indicador efetivo do desempenho mecânico de materiais submetidos a diferentes condições de tratamentos termomecânicos e/ou termoquímicos, possibilitando também as análises do comportamento macroscópico e das possíveis alterações microestruturais. Para tanto, serão realizados ensaios de fadiga axial complementados com análises microestruturais das amostras com e sem tratamento utilizando-se as técnicas de difração de raios X, microscopia óptica, microscopia eletrônica de varredura e de transmissão, medidas de microdureza e de tensão residual. A INSTRON é fundamental para todos os trabalhos desenvolvidos no grupo de pesquisa sem a qual os estudos de comportamento em fadiga dos materiais de aplicações aeronáuticas primárias e secundárias não poderão ser realizados, o que justifica fortemente a necessidade da atualização solicitada depois de 16 anos viabilizando projetos de pesquisa de IC, Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado. (AU)

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