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X Encontro de Educação Musical da UNICAMP

Processo: 16/26110-5
Modalidade de apoio:Auxílio Organização - Reunião Científica
Data de Início da vigência: 02 de maio de 2017
Data de Término da vigência: 04 de maio de 2017
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Adriana Do Nascimento Araujo Mendes
Beneficiário:Adriana Do Nascimento Araujo Mendes
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Educação musical  Deficiências  Inclusão 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Deficiência | Educação Musical | Inclusão | Educação Musical

Resumo

O Encontro de Educação Musical da Unicamp (EEMU) abordará a temática da Educação Musical e Inclusão, vinculado aos projetos de pesquisa dos docentes e discentes envolvidos. Em 2016, entrou em vigor no Brasil a Lei 13.146/2015, Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, também chamada de Estatuto da Pessoa com deficiência, que tem o propósito de assegurar e promover à pessoa com deficiência os direitos e liberdades fundamentais em condições de igualdade com os demais integrantes da sociedade, visando à sua inclusão social e cidadania. Tendo em vista as dificuldades e desafios enfrentados para que uma real inclusão da pessoa com deficiência aconteça nos diversos espaços da sociedade, a Comissão Organizadora propõe promover o debate sobre a inclusão na área de Educação Musical.Ao constatar a necessidade de reafirmar que práticas excludentes englobam outras esferas além da deficiência, a Comissão Organizadora propõe ampliar a discussão também para práticas inclusivas em música que abrangem pessoas excluídas socialmente, ou que ainda são pouco contempladas nas pesquisas e debates habitualmente feitos na área de Educação Musical, como, por exemplo, integrantes de grupos indígenas, comunidades LGBT, pessoas em situação de privação de liberdade e, no mundo da música, aqueles que lidam com música na comunidade, como rappers e DJs.Na mesa-redonda 1, propõe-se discutir as relações entre educação musical e inclusão de maneira bastante ampla, trazendo para o debate desde o próprio conceito de inclusão e as possibilidades de ações sociais efetivas envolvendo música, até as concepções sociais quanto à música e deficiência e suas implicações na escola. Na mesa-redonda 2, propõe-se discutir a inclusão do ponto de vista da formação de licenciandos em música, com especial ênfase na questão de recursos disponíveis para o trabalho com educação musical e deficiência visual. Os Grupos de discussão e oficinas estão também diretamente ligados à temática. (AU)

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