Busca avançada
Ano de início
Entree

Aplicativos para relacionamento e a construção social do mercado do afeto: a contribuição da Sociologia Econômica

Processo: 17/19546-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2018
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Maria Aparecida Chaves Jardim
Beneficiário:Maria Aparecida Chaves Jardim
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):18/00648-4 - Aplicativos para relacionamento e a construção social do mercado do afeto: a contribuição da sociologia econômica, BP.TT
Assunto(s):Sociologia econômica  Mercados  Pierre Bourdieu 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aplicativo para relacionamento | Construção Social de Mercados | dispositivos de mercado | Mercados | Pierre Bourdieu | sociologia econômica | sociologia economica

Resumo

Esse projeto tem como objetivo o estudo de dispositivos de mercado para fins de relacionamento, identificando a sua lógica de funcionamento. Mais concretamente, busca entender o que leva a aceitação e o sucesso destes aplicativos. Tem como inspiração teórica o uso de conceitos e insights da sociologia econômica e conceitos de Pierre Bourdieu, dialogando de forma crítica com a literatura que pressupõe que os aplicativos estão desenraizados do social e são promotores do individualismo, como Eva Illouz, autora que enxerga nos aplicativos de relacionamento uma forma de mercantilização dos afetos. Tem como metodologia a pesquisa etnográfica nos aplicativos Baddoo e Tinder, entrevistas e trajetória de vida dos usuários dos aplicativos, além de coleta de dados no grupo Mulheres Empoderadas (que prepara as mulheres para ter sucesso nos aplicativos), além de entrevistas com agentes do mercado (representantes do Baddoo e do Tinder Brasil, representantes da Associação Brasileira de Tecnologia de Informação. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)