Busca avançada
Ano de início
Entree

Localizacao da assimilacao do nitrogenio em diferentes regioes foliares em uma bromelia epifita com tanque.

Processo: 05/58945-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2006
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Fisiologia Vegetal
Pesquisador responsável:Helenice Mercier
Beneficiário:Cassia Ayumi Takahashi
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Glutamato desidrogenase   Ureia   Glutamato sintase   Vriesea gigantea
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Glutamato Desidrogenase | Glutamato Sintase | Glutamina Sintetase | Nutricao Nitrogenada | Ureia | Vriesea Gigantea

Resumo

A folha é o principal órgão de absorção e assimilação de nutrientes dos membros da família Bromeliaceae eplfitas com tanque. Entretanto, ainda é desconhecido se essas duas funções podem ser executadas preferencialmente pela porção basal ou apical foliar, respectivamente. Atualmente, só o que se conhece sobre a nutrição dessas bromélias é que elas absorvem os nutrientes pelos tricomas foliares. Algumas epífitas vivem em associação com anfíbios que excretam uma importante fonte nitrogenada orgânica, a uréia, no interior do tanque. Após ser absorvida pela bromélia, a uréia pode ser hidrolisada produzindo CO2 e NH4+. Esse último é incorporado em aminoácidos pela ação combinada das enzimas GS e GOGAT. Além da GS, há uma outra enzima importante no metabolismo do nitrogênio denominada GDH, a qual catalisa uma reação reversível que sintetiza ou desamina o glutamato. O objetivo deste trabalho será verificar se existem diferenças quanto a assimilação do nitrogênio entre as duas porções apicais e basais foliares de Vriesea gigantea. Para tanto, as plantas cultivadas em casa de vegetação serão regadas com diferentes soluções nutritivas que contenham 5mM de nitrogênio total em diferentes formas: inorgânica (NH4+/NO3-) ou orgânica (uréia). As duas porções foliares serão utilizadas nas análises enzimáticas da urease, GS, Fd-GOGAT e GDH-NADH, na determinação da densidade de tricomas e estômatos e na quantificações de amido, açúcares totais, amônio e uréia endógena e teor de clorofila. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TAKAHASHI, CASSIA AYUMI; MERCIER, HELENICE. Nitrogen Metabolism in leaves of a tank epiphytic bromeliad: Characterization of a spatial and functional division. Journal of Plant Physiology, v. 168, n. 11, p. 1208-1216, . (05/58945-4)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TAKAHASHI, Cassia Ayumi. Assimilação do nitrogênio em diferentes regiões foliares de uma bromélia epífita com tanque. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências (IBIOC/SB) São Paulo.