Busca avançada
Ano de início
Entree

Condições orais e risco de câncer bucal

Processo: 05/03367-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2006
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2008
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontologia Social e Preventiva
Pesquisador responsável:José Leopoldo Ferreira Antunes
Beneficiário:Gabriela Furst Vaccarezza
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Epidemiologia   Neoplasias bucais   Semiologia   Fatores de risco
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cancer Bucal | Epidemiologia | Estudo Caso Controle | Fatores De Risco | Protese De Dentaria | Semiologia | Epidemiologia

Resumo

O câncer de boca é a neoplasia mais freqüente da cabeça e pescoço, representando cerca de 390.000 novos casos por ano em todo o mundo. Diversos estudos apontam elevados indicadores epidemiológicos da doença no Brasil e em São Paulo. A etiologia da doença conjuga fatores endógenos, como a predisposição genética, e fatores exógenos de ordem ambiental e comportamental. Em especial, o tabagismo, consumo freqüente de bebidas alcoólicas e padrões alimentares têm sido bastante estudados enquanto fatores de modificação do risco para a doença. O presente estudo propõe focalizar outras condições bucais que podem contribuir para a atrofia da mucosa oral, deixando os tecidos moles da boca mais susceptíveis para a absorção de substâncias carcinogênicas. Em especial, serão examinados o histórico de lesões de tecido mole causadas por uso de prótese dentária mal ajustada ou por anomalias dentofaciais, freqüência irregular de escovação dentária e uso habitual de bebidas quentes. Serão aplicados procedimentos analíticos dos estudos caso controle, com a entrevista de pacientes atendidos no ambulatório de cabeça e pescoço do Hospital das Clínicas – FMUSP (grupo caso) e de outros pacientes (não afetados por câncer) atendidos no mesmo hospital. A análise estatística empregará pareamento e controle por efeitos intervenientes ou de confusão, e serão delineados modelos multivariados de regressão logística condicional. Espera-se que os possíveis resultados possam ser úteis para instruir programas de prevenção da doença. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VACCAREZZA, GABRIELA FUERST; FERREIRA ANTUNES, JOSE LEOPOLDO; MICHALUART-JUNIOR, PEDRO. Recurrent sores by ill-fitting dentures and intra-oral squamous cell carcinoma in smokers. JOURNAL OF PUBLIC HEALTH DENTISTRY, v. 70, n. 1, p. 52-57, . (05/03367-6)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VACCAREZZA, Gabriela Furst. Condições orais e câncer de boca em fumantes. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia (FO/SDO) São Paulo.