Busca avançada
Ano de início
Entree

Significacoes culturais, sociais e simbolicas no estudo da banda de pifanos de caruaru (1924-2003) e a problematica historica da cultura de tradicao oral no brasil.

Processo: 06/53826-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2006
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2008
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:José Geraldo Vinci de Moraes
Beneficiário:Cristina Eira Velha
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Banda de pífanos   História da cultura   Música popular   Cultura brasileira   Etnomusicologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Banda De Pifanos | Cultura Brasileira | Cultura Oral | Etnomusicologia | Historia Da Cultura | Musica Popular

Resumo

Pretende-se estudar a trajetória histórica, musical e cultural da Banda de Pífanos de Caruaru como um caso específico no contexto das bandas de pífanos do Nordeste do Brasil, tendo como ponto de partida as condições de sua criação no sertão de Alagoas, em 1924, inserida em um modo de vida rural, a residência do grupo em Caruaru, Pernambuco, a partir de 1939 e, a partir de 1971, sua estadia no Rio de Janeiro e a mudança para São Paulo, em 1978. Na análise de sua trajetória, colocam-se dois problemas fundamentais: 1) a compreensão das bandas de pífanos como uma prática musical e social característica do mundo rural do sertão nordestino; e 2) a percepção das transformações e permanências em suas relações sociais, musicais e simbólicas a partir do contato com o mundo urbano, em Caruaru, Rio de Janeiro e São Paulo. Pretende-se refletir, a partir da análise destas duas problemáticas centrais, sobre o significado social e cultural das bandas de pífanos na cultura brasileira, e os limites e possibilidades colocados no estudo de uma manifestação cultural de tradição oral dentro da História da Cultura. Por tratar-se de uma prática social e musical ligada à cultura oral, a metodologia da pesquisa quanto ao tratamento das fontes se baseia em uma abordagem interdisciplinar, da história da cultura em diálogo com a antropologia, na pesquisa etnográfica, por um lado, e com a etnomusicologia, no estudo dos registros musicais e da linguagem musical, por outro. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VELHA, Cristina Eira. Significações sociais, culturais e simbólicas na trajetória da Banda de Pífanos de Caruaru e a problemática histórica do estudo da cultura de tradição oral no Brasil (1924-2006). 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.