Busca avançada
Ano de início
Entree

Isolamento de bacterias para a producao de polihidroxialcanoatos contendo monomeros de cadeia curta e media a partir de oleos vegetais.

Processo: 06/52826-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2007
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:José Gregório Cabrera Gomez
Beneficiário:Tatiana Sayuri Matsuda
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:03/01602-2 - Avaliação do metabolismo de síntese de PHAMCL e controle de sua composição monomérica, AP.JP
Assunto(s):Aeromonas   Poli-hidroxialcanoatos   Óleos vegetais   Plásticos biodegradáveis
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aeromonas | Oleos Vegetais | Phb-Co-Hamcl | Plasticos Biodegradaveis | Polihidroxialcanoatos

Resumo

Polihidroxialcanoatos (PHA) são poliésteres acumulados na forma de grânulos de reserva de carbono e energia por diversas bactérias. Estes polímeros despertam grande interesse, pois apresentam propriedades termoplásticas, são biodegradáveis e biocompatíveis e podem ser sintetizados a partir de matérias-primas renováveis. Dois grupos principais de PHA têm sido estudados: PHA contendo monômeros de cadeia curta (PHASCL, representados pelo P3HB e o copolímero P3HB-co-3HV) e PHA contendo monômeros de cadeia média (PHAMCL). PHAMCL são elastômeros (alongamento para ruptura >1000%), enquanto o P3HB é um termoplástico rígido (alongamento para ruptura <5%). A incorporação de unidades 3HV ao P3HB permite aumentar a maleabilidade e resistência, atingido-se valores de alongamento para ruptura de até cerca de 50%. A incorporação de monômeros HAMCL a um PHA contendo 3HB como principal constituinte tem se revelado como uma estratégia interessante para obtenção de materiais com propriedades intermediárias entre o P3HB e PHAMCL, permitindo obter materiais com alongamento para ruptura superior a 600%. Este trabalho tem por objetivo explorar o potencial da biodiversidade brasileira isolando-se bactérias capazes de acumular PHA a partir de óleos vegetais. Ênfase especial será dada ao isolamento de bactérias pertencentes ao gênero Aeromonas, entretanto, outros gêneros não serão descartados. O PHA alvo deverá conter em sua composição 3HB e HAMCL. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MATSUDA, Tatiana Sayuri. Isolamento de bactéria produtoras de polihidroxialcanoatos de cadeia curta e média a partir de óleos vegetais. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI) São Paulo.