Busca avançada
Ano de início
Entree

Para alem das dicotomias rural x urbano, sociedade x natureza: producao do espaco nos condominios ribeirinhos de buritama, penapolis e zacarias - sp.

Processo: 06/53991-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2006
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Maria Encarnação Beltrão Sposito
Beneficiário:Maria Angélica de Oliveira Magrini
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Produção do espaço urbano
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Producao Do Espaco Urbano | Relacao Campo Cidade | Segregacao Sociespacial

Resumo

Um dos produtos imobiliários que mais se destacaram nas últimas décadas foram os loteamentos fechados. Um tipo de condomínio fechado que vem se desenvolvendo são os condomínios ribeirinhos, destinados à segunda residência. Esses espaços surgem na confluência de certas "necessidades" criadas no âmbito da sociedade capitalista, como contato com a natureza, segurança, áreas de lazer, entre outras. Para o desenvolvimento da pesquisa foram escolhidos os municípios de Buritama, Zacarias e Penápolis, localizados a noroeste do estado de São Paulo. Os condomínios localizados nesses municípios, além de representarem uma materialização do processo de auto - segregação sócioespacial, permitem uma discussão sobre a acentuação da interpenetração dos espaços ditos urbanos e rurais. Os condomínios ribeirinhos em questão são espaços onde se encontra a presença de uma "paisagem natural" que atrai os habitantes das cidades vizinhas, que se dirigem para esses espaços com o intuito de fugir do cotidiano, da rotina de trabalho e da ausência de elementos naturais nos espaços urbanos. Um dos objetivos do presente projeto de pesquisa é compreender como esses espaços estão sendo vivenciados, percebidos e apropriados pelos proprietários, além da busca de bases para a análise dos processos de produção do espaço, no que se refere aos condomínios ribeirinhos, nos municípios selecionados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MAGRINI, Maria Angélica de Oliveira. Espaços de simulação: aspectos materiais e simbólicos da produção e apropriação dos loteamentos fechados ribeirinhos em Buritama, Zacarias e Penápolis, SP. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente Presidente Prudente.