Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da amplificacao, expressao e localizacao dos oncogenes "ciclina d1 e c-erbb-2) nos dominios interfasicos cromossomicos em tumores de bexiga, esofago e estomago pela tecnica "fish".

Processo: 00/12417-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2001
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2004
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Humana e Médica
Pesquisador responsável:Ana Elizabete Silva
Beneficiário:Lucimari Bizari
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Ciclina D1   Peixes   Neoplasias
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Amplificacao | C-Erbb-2 | Ciclina D1 | Dominios Cromossomicos | Fish | Neoplasias

Resumo

Os tumores de bexiga, esôfago e estômago apresentam alta taxa de incidência e de mortalidade. Nessas neoplasias, têm sido observadas alterações genéticas, como amplificações dos oncogenes c-ERBB-2 (17q21) e ciclina D1 (11 q13). Enquanto a amplificação do CrERBB-2 nessas neoplasias está associada com invasão tumoral, metástases e sobrevida reduzida, a amplificação da ciclina D1 em tumores de bexiga e estômago parece não estar relacionada com a progressão tumoral, necessitando de investigações mais conclusivas. A técnica FISH tem esclarecido os mecanismos envolvidos na amplificação gênica e, mais recentemente, vem sendo empregada para estudos da organização da cromatina e para determinação de territórios cromossômicos em núcleos interfásicos, fornecendo dados sobre a posição dos genes ativos nesses territórios, sendo tal posicionamento importante para o processo de transcrição gênica. No presente projeto, pretende-se investigar a ocorrência de amplificação dos oncogenes ciclina D1 e c-ERBB-2, os níveis de expressão das respectivas proteínas por método imunoistoquímico e a posição desses oncogenes nos domínios dos cromossomos correspondentes, em núcleos interfásicos de tumores de bexiga, esôfago e estômago. Para a avaliação de amplificação e localização gênica será aplicada a técnica FISH, utilizando-se sondas centroméricas e whole chromosome painting 11 e 17 e as de seqüência única dos genes Ciclina D1 e c-ERBB-2. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)