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A (in)disciplina e suas múltiplas dimensões: uma análise das concepções de professores e alunos de quintas a oitavas séries do primeiro grau

Processo: 98/03496-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 1998
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2001
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Durlei de Carvalho Cavicchia
Beneficiário:Andrea Maturano Longarezi
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Autonomia escolar   Disciplina na sala de aula   Práticas pedagógicas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Autonomia | Disciplina | Indisciplina | Limites

Resumo

A problemática da (in)disciplina vem se apresentando cada vez mais como um obstáculo pedagógico no trabalho cotidiano de sala de aula. Professores e licenciados estagiários vem insistentemente, denunciando essa ocorrência, delegando a ela grande responsabilidade pelo fracasso escolar. Com essa preocupação em mente, este projeto de pesquisa visa, essencialmente, identificar, através de recursos teóricos e metodológicos apropriados, o(s) sentido(s) atribuído(s) a essa problemática pelos principais agentes do processo educativo na escola - professores e alunos - bem como a sua manifestação em práticas educativas concretas, em sala de aula. Definida operacionalmente como toda e qualquer conduta desordenada dos alunos, a indisciplina pode ser atribuída a uma série de fatores e estudada sob diferentes perspectivas, podendo, portanto, ser compreendida como um fenômeno de múltiplas dimensões. O recorte necessário para a compreensão, em profundidade, do objeto de pesquisa aqui em pauta impôs, do ponto de vista metodológico, a necessidade de desenvolver um estudo de caso. Essa opção, bem como a complexidade da problemática conduziram, em termos de encaminhamento de pesquisa, a um tratamento no qual é indispensável o uso de várias fontes de informações, sugerindo, portanto, uma investigação que contemple três frentes de coleta de dados: 1) observação em sala de aula; 2) questionários para alunos, professores e para a direção da escola; e 3) entrevistas com os agentes educativos compreendidos pela pesquisa. No contexto teórico proposto, fundamentado essencialmente em idéias de Piaget e de Vygotsky, a análise dos resultados da pesquisa deverá permitir um duplo olhar sobre a problemática da (in)disciplina em sala de aula: um olhar psicológico, quando a ordem de problemas for tratada no âmbito individual; e um olhar sócio-histórico, quando a dimensão cultural é posta em discussão e o comportamento considerado (in) disciplinado pode aparecer como uma forma legítima de resistência política. Deverá permitir, ainda, o levantamento de subsídios que contribuam para a constituição de uma educação que preserve a liberdade, sem abrir mão de autoridade. (AU)

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