Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do treinamento fisico nas adaptacoes estruturais cardiacas em um modelo genetico de cardiomiopatia induzida por hiperatividade simpatica.

Processo: 06/54826-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2006
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2008
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Patricia Chakur Brum
Beneficiário:Rodrigo da Silva Fermino de Oliveira
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Treinamento físico   Remodelação ventricular   Insuficiência cardíaca
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Calcio Calmodulina Cinase Ii | Calcioneurina | Hiperatividade Simpatica | Insuficiencia Cardiaca | Remodelamento Cardiaco | Treinamento Fisico

Resumo

A atividade nervosa simpática está associada com a gravidade e o prognóstico da insuficiência cardíaca (IC). Altas concentrações de noradrenalina, tem sido responsáveis em aumentar o grau de toxicidade sobre o miocárdio, contribuindo, paralelamente para o desenvolvimento da hipertrofia cardíaca na IC. Nesse projeto, utilizaremos, um modelo genético de IC induzida por hiperatividade simpática baseado na deleção dos receptores alfa2A e alfa2C- adrenérgicos em camundongos. Estes camundongos apresentam 50% de mortalidade aos 7 meses de idade, e as conseqüências deletérias da hiperatividade simpática são a intolerância ao exercício físico, a diminuição na contratilidade cardíaca, a perda de miócitos cardíacos com hipertrofia dos remanescentes e alteração na expressão das proteínas envolvidas na recaptação de cálcio pelo o retículo sarcoplasmático (RS). O treinamento físico restaura a tolerância ao exercício, a função cardíaca e a expressão das proteínas envolvidas na recaptação de cálcio para o RS. O aumento do cálcio citosólico pode atuar na maior comunicação intracelular estimulando a sinalização de vias promotoras de hipertrofia cardíaca dependentes de cálcio. Dessa forma, o objetivo desse projeto será estudar o efeito do treinamento físico nas adaptações estruturais cardíacas e sobre as vias da CaMKII e da calcineurina, envolvidas nos processos de remodelamento cardíaco associado à cardiomiopatia induzida pela hiperatividade simpática. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Rodrigo da Silva Fermino de. Efeito do treinamento físico nas adaptações estruturais cardíacas em um modelo genético de cardiomiopatia induzida por hiperatividade simpática. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina (FM/SBD) São Paulo.