Busca avançada
Ano de início
Entree

Comportamento ingestivo de bovinos de corte em pastos de brachiaria brizantha cv. marandu submetidos a combinacoes de intensidade e frequencia de pastejo.

Processo: 05/00923-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2005
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2007
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Pastagens e Forragicultura
Pesquisador responsável:Sila Carneiro da Silva
Beneficiário:Júlio Kuhn da Trindade
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Comportamento animal   Comportamento ingestivo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comportamento Animal | Comportamento Ingestivo | Padrao De Desfolhacao | Padrao De Deslocamento | Taxa De Consumo | Tempo De Pastejo | Ecologia do pastejo

Resumo

Para que os animais alcancem a otimização da eficiência no processo de colheita da forragem é necessário que se proceda ao correto entendimento e controle das variáveis que compõem o ecossistema pastoril. Práticas de manejo que interferem na forma como a pastagem é disponibilizada aos animais podem refletir em mudanças dos padrões de procura e ingestão de forragem. Nesse contexto, o objetivo do estudo é avaliar o comportamento ingestivo de bovinos de corte em pastos de Brachiaria brizantha cv. Marandu submetidos a combinações de intensidade e freqüência de pastejo. O experimento será conduzido em área da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Piracicaba, SP, de abril de 2005 a janeiro de 2006. Os tratamentos corresponderão a combinações entre duas intensidades (10 e 15 cm de resíduo) e duas freqüências de desfolhação (pastejo iniciado com 95% e 100% de interceptação luminosa do dossel - IL) e serão alocados às parcelas conforme um delineamento de blocos completos casualizados, num arranjo fatorial 2 x 2 com quatro repetições. Serão avaliadas e calculadas as seguintes variáveis-resposta: taxa de bocados, tempo por bocado, massa do bocado, taxa de consumo, tempo de alimentação, taxa de utilização da área, taxa de utilização de estações alimentares, duração das refeições, deslocamento entre estações alimentares, probabilidade e intensidade de desfolhação, índice de seletividade e taxa de rebaixamento do dossel. As avaliações serão realizadas em épocas do ano (outono-inverno, primavera e verão) em que normalmente ocorre transição entre condições de crescimento e/ou estrutura do dossel. As respostas e suas relações serão determinantes para a realização de inferências acerca da condição de manejo em que os animais otimizem o processo de colheita da forragem.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TRINDADE, Júlio Kuhn da. Modificação na estrutua do pasto e no comportamento ingestivo de bovinos durante o rebaixamento do capim-marandu submetido a estratégias de pastejo rotacionado. 2007. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALA/BC) Piracicaba.