Busca avançada
Ano de início
Entree

Analise teorica e experimental de perfis de aco formados a frio submetidos a compressao.

Processo: 03/08770-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2004
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2006
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Estruturas
Pesquisador responsável:Maximiliano Malite
Beneficiário:Gustavo Monteiro de Barros Chodraui
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Instabilidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Instabilidade | Instabilidade Distorcional | Instabilidade Global | Instabilidade Local | Perfis Formados A Frio

Resumo

As curvas de resistência à compressão do Eurocode para análise da instabilidade global, adotadas pelas normas brasileiras NBR 8800:1986 (em processo de revisão) e NBR 14762:2001, foram desenvolvidas para os perfis laminados e soldados, mas são utilizadas também para os perfis formados a frio, o mesmo ocorrendo para as curvas do SSRC. Embora alguns estudos realizados nos Estados Unidos e Europa indiquem que as citadas curvas sejam aceitáveis para os perfis formados a frio, há também referências explícitas quanto à necessidade de um maior aprofundamento na investigação experimental desse tema, buscando respostas quanto ao comportamento estrutural dos perfis formados a frio, uma vez que apresentam características diferentes em relação aos perfis laminados e soldados, principalmente quanto às tensões residuais, imperfeições iniciais e interação entre os modos de instabilidade. Pretende-se desenvolver uma análise teórica e experimental dos perfis formados a frio comprimidos, usualmente empregados nas estruturas leves (perfil U, perfil U enrijecido e dupla cantoneira), com o objetivo de avaliar os modos combinados de instabilidade e a adequação das curvas de resistência adotas pelas normas. Está previsto também o emprego do ECBL (Erosion of Critical Bifurcation Load), proposto por DUBINA et al, com o intuito de ajustar as curvas considerando a interação flamb. global/flamb. local em alternativa ao clássico método das larguras efetivas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CHODRAUI, Gustavo Monteiro de Barros. Análise teórica e experimental de perfis de aço formados a frio submetidos à compressão. 2006. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/SBD) São Carlos.