Busca avançada
Ano de início
Entree

Sistema de gerenciamento quali-quantitativo para aplicacao da outorga dos direitos de uso dos recursos hidricos.

Processo: 06/55874-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2007
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2010
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Recursos Hídricos
Pesquisador responsável:Rubem La Laina Porto
Beneficiário:Joaquin Ignacio Bonnecarrere Garcia
Instituição Sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Gestão de recursos hídricos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Gestao De Recursos Hidricos | Instrumento Regulatorio | Outorga Dos Recursos Hidricos | Poluicao Hidrica | Sistema De Suporte De Decisao

Resumo

A disponibilidade hídrica vem sendo amplamente discutida devido ao crescimento de conflitos e disputas pela água. No Brasil, grandes avanços foram alcançados no âmbito jurídico, através da Lei Federal n° 9433/97 que institui a Política Nacional dos Recursos Hídricos. Porém, quanto à aplicação dos instrumentos de gestão, existe a necessidade do desenvolvimento de novas metodologias, que se preocupem com a integração efetiva de qualidade e quantidade no processo decisório em recursos hídricos. O trabalho aqui proposto tem por objetivo o desenvolvimento de um modelo matemático de quantidade e qualidade para o estabelecimento da outorga qualitativa dos recursos hídricos, permitindo a integração dos instrumentos envolvidos no processo decisório de tomada de decisões. Este modelo estará fundamentado na integração dos aspectos quantitativos e qualitativos, através do aperfeiçoamento e aprimoramento do módulo de qualidade "QualidadeCLS", possibilitando o incremento das vazões de diluição no balanço das disponibilidades hídrica, para aplicação da outorga de efluentes e sua integração efetiva com o módulo de alocação de água "AlocaLS", do modelo de rede de fluxo AcquaNet. A necessidade de ferramentas que auxiliem os gestores de recursos hídricos, na aplicação dos instrumentos, são evidentes devido ao alto grau de dificuldades devido à complexidade e conflitos existentes na aplicação da outorga de direito de uso d'água. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GARCIA, Joaquin Ignacio Bonnecarrere. Sistema de suporte a decisão para o lançamento de efluentes.. 2011. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Politécnica (EP/BC) São Paulo.