Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise da expressão de RNAs intrônicos não-codificantes em linhagens celulares e tecidos tumorais humanos utilizando hibridização "in situ"

Processo: 06/56919-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2007
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Eduardo Moraes Rego Reis
Beneficiário:Ana Carolina Ayupe de Oliveira Beckedorff
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:02/13283-6 - Identificação de marcadores moleculares para diagnóstico e prognóstico em câncer utilizando microarrays de DNA, AP.TEM
Assunto(s):Expressão gênica   Hibridização in situ   Linhagem celular
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cancer | Expressao Genica | Hibridizacao In Situ | Linhagens Celulares

Resumo

Trabalhos recentes têm revelado que uma fração significativa do transcritoma dos organismos superiores é composto por RNAs não codificantes, que incluem novas classes de RNAs que possuem função regulatória na expressão gênica em situações normais e patológicas. Nosso grupo tem caracterizado uma nova classe de RNAs composta por fragmentos intrônicos longos, expressos em orientação antisenso ao mRNA codifícante para proteína expresso na direção oposta, e cuja abundância está correlacionada com o grau de malignidade de tumores de próstata (Reis et al.,2004). Para avançar na caracterização da expressão de RNAs intrônicos não-codificantes em tecidos humanos, pretende-se neste trabalho estudar a expressão dessas mensagens intrônicas em linhagens celulares e em cortes histológicos de tecidos normais e tumorais frescos através de hibridização in situ com sondas de RNA. Essa abordagem possibilitará a obtenção de informações a respeito da localização sub-celular dos transcritos intrônicos, o que será de grande importância para o melhor entendimento da biogênese desses RNAs assim como dos possíveis mecanismos regulatórios em que participam. Espera-se também que os experimentos de hibridização in situ permitam a obtenção de medidas quantitativas relativas à abundância dessas mensagens nas células e-tecidos, complementando assim a informação obtida pela análise dos microarrays de expressão. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BECKEDORFF, Ana Carolina Ayupe de Oliveira. Biogênese, estabilidade e localização sub-celular de RNAs não-codificadores longos expressos em regiões intrônicas do genoma humano. 2012. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Conjunto das Químicas (IQ e FCF) (CQ/DBDCQ) São Paulo.